Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Alexandre de Moraes retira sigilo do inquérito sobre atos antidemocráticos

Blogueiros e parlamentares bolsonaristas são investigados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de junho de 2021 - 16:09
Alexandre de Moraes é o relator do caso no STF
Alexandre de Moraes é o relator do caso no STF -

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (07) a suspensão do sigilo dos inquéritos sobre os atos antidemocráticos realizados em 2020. No entanto, toda a documentação anexa ao processo deverá permanecer em sigilo devido à natureza do conteúdo. 

Relator do caso, Moraes lembrou que o inquérito foi instaurado em abril do ano passado após pedido do Procurador-Geral da República, Augusto Aras. A iniciativa foi feita com objetivo de apurar possíveis crimes com base na Lei de Segurança Nacional (LSN). 

"No caso dos autos, embora a necessidade de cumprimento das numerosas diligências determinadas exigisse, a princípio, a imposição de sigilo à totalidade dos autos, é certo que, diante do relatório parcial apresentado pela autoridade policial – e com vista à Procuradoria Geral da República, desde 4/01/2021 – não há necessidade de manutenção da total restrição de publicidade", afirmou Moraes, em sua decisão.

O inquérito investiga a organização e o financiamento de manifestações que defendiam causas antidemocráticas e inconstitucionais, como o fechamento do Congresso e do STF, e a adoção de um novo AI-5, o ato mais repressor da ditadura militar. Blogueiros e parlamentares bolsonaristas são investigados.

Ainda em abril do ano passado, Moraes prorrogou tanto o inquérito sobre os atos antidemocráticos quanto o que investiga a disseminação de notícias falsas e de ataques aos Ministros do STF. Na época, em uma transmissão online, ele afirmou que o STF, "infelizmente, [teve que] combater ao mesmo tempo a inércia governamental em relação à pandemia e os ataques de grupos radicais à institucionalidade e à democracia". 

"Os radicais começaram a sentir fortalecidos e ao STF não faltou a institucionalidade, não faltou a democracia com uma resposta rápida, dura como os tempos necessitam, mas sempre dentro da constituição", disse. "Eu defendo sempre que liberdade de expressão consagrada pela constituição, é a liberdade com responsabilidade. Se você quer agredir, quer ofender, quer peitar contra as instituições sob falso manto protetivo de uma liberdade de expressão você tem que se responsabilizar", afirmou.

Matérias Relacionadas