“Quem quer mais auxílio é só ir ao banco e fazer empréstimo”, diz Bolsonaro
Presidente também falou sobre realização da Copa América

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (01), durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, que o Brasil diminuiu o nível pobreza devido ao pagamento do auxílio emergencial. O presidente também fez críticas às pessoas que estão cobrando aumento no valor do benefício.
“Só 2 países da América Latina diminuíram a pobreza, nós e o Panamá, se não me engano. Você não vai ver isso em lugar nenhum da imprensa. Qual país do mundo fez projeto como o nosso, que foi o auxílio emergencial? Gastamos em 2020 o equivalente a 10 vezes o Bolsa Família. E tem gente criticando ainda, falando que quer mais”, afirmou.
Bolsonaro disse ainda que quem quiser mais auxílio pode ir ao banco e fazer um empréstimo, além de ter afirmado que a população perdeu empregos, mas não por sua culpa.
“Como é endividamento por parte do governo, quem quer mais é só ir no banco e fazer empréstimo. Sabemos da situação difícil em que se encontra a população, que perdeu empregos não por culpa do presidente”, disse.
O presidente também voltou a afirmar que não tem poder para gerir as ações de combate à pandemia no país, o que é falso. Ele também culpou os prefeitos e governadores que adotaram medidas de restrição social.
“Se eu tivesse autoridade sobre a questão do covid, estaria diferente o Brasil. Só vou falar isso e mais nada. Eu não fechei nada, não mandei ninguém ficar em casa e não destruí empregos”, declarou. “Não existe qualquer comprovação científica de que o lockdown evita você se contaminar. Pode atrasar, contaminar até mais tarde, mas você vai fazer lockdown até quando?”, completou.
Bolsonaro também disse aos apoiadores que a Copa América será realizada no Brasil no que depender do governo federal.
“Conversei com todos os ministros interessados e, da nossa parte, positivo. O que está havendo aqui? Um movimento da Globo contrário, porque o direito de transmissão é do SBT”, disse Bolsonaro.