Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Diretor do Butantan diz à CPI que 'Brasil poderia ser o primeiro do mundo a vacinar'

Dimas Covas lamentou atraso do Ministério da Saúde na assinatura de contratos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de maio de 2021 - 13:23
Dimas Covas presta depoimento à CPI nesta quinta-feira (27)
Dimas Covas presta depoimento à CPI nesta quinta-feira (27) -

Em depoimento à CPI da Covid nesta quinta-feira (27), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que o Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a vacinar a população contra a Covid-19, mas que não conseguiu a imunização por conta de atrasos do Ministério da Saúde em relação aos contratos.

"Em dezembro [de 2020], estávamos com mais de 5 milhões de doses de vacinas prontas, estocadas no Butantan, e 4 milhões em processamento. O mundo começou a vacinação no dia 8 de dezembro. No final do mês, o mundo tinha aplicado pouco mais de 4 milhões de doses. Mas nós [o Butantan] estávamos sem contrato com o Ministério da Saúde", afirmou o Covas. 

Dimas Covas destacou a credibilidade nacional e internacional do Instituto Butantan e lamentou o fato de o Ministério da Saúde não ter apoiado prontamente o financiamento da vacina. Ele apontou ainda que a pasta seria o principal cliente do instituto. Covas destacou ainda que o governo de São Paulo e de outros estados foram os primeiros a demonstrar interesse no imunizante.

"A inexistência de um contrato com o Ministério [da Saúde], o nosso único cliente colocava uma incerteza em relação ao financiamento [das vacinas]. E nós já tínhamos contratado parte importante do projeto com a Sinovac. O Governo de São Paulo deu todo o apoio, mas imediatamente outros estados também, 17 demonstraram intenção de aquisição do imunizante", declarou Covas.

O diretor do Instituto Butantan tem registro dos ofícios que foram enviados ao governo federal entre agosto e outubro do ano passado, destinados ao então Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, onde fez a oferta de 60 milhões de doses da CoronaVac. No entanto, os documentos ficaram sem resposta. O atual contrato só foi assinado entre as partes em janeiro de 2021.

Matérias Relacionadas