Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Renan Calheiros pede prisão de Wajngarten por mentir durante CPI da Covid; presidente da CPI nega pedido

Ex-secretário de Comunicação do governo teria mentido duas vezes à Comissão

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de maio de 2021 - 17:15
Parlamentar foi desmentido duas vezes durante a CPI
Parlamentar foi desmentido duas vezes durante a CPI -

O relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse durante a sessão que pedirá a prisão do ex-secretário de Comunicação do governo federal, Fábio Wajngarten. O parlamentar acusa o ex-secretário de mentir durante a comissão e tentativa de embaraço às investigações. "Eu vou pedir a prisão de Vossa Senhoria", disse o relator.

Wajngarten é acusado de ter mentido em dois momentos: ter negado que disse à revista Veja que o governo brasileiro tinha sido incompetente no que diz respeito a compra de vacinas. A declaração foi desmentida pela própria revista; Wajngarten também disse que a Secom (Secretaria de Comunicação), que era coordenada por ele, não veiculou a campanha "O Brasil não pode parar". O ex-secretário disse que a campanha foi a público após ter sido vazada, mas senadores resgataram publicações oficiais da Secom com peças da campanha. A ação buscava estimular a retomada das atividades em meio à pandemia do coronavírus. 

A decisão pela prisão ou não do ex-secretário de Comunicação está nas mãos do presidente da CPI, Omar Aziz, que já adiantou que, se depender dele, não mandará prender Wajngarten. 

"Precisamos ter cautela aqui para não parecer um tribunal para pré-julgamento. Se depender de mim, não vou mandar prender. Não vou ser carcereiro", disse Aziz.

Matérias Relacionadas