Cláudio Castro convoca pacto pelo Rio de Janeiro em sua posse

Governador também fez anúncio de novos projetos

Escrito por Redação 01/05/2021 18:55, atualizado em 01/05/2021 19:46
Cláudio Castro também anunciou novos projetos para o governo
Cláudio Castro também anunciou novos projetos para o governo . Foto: Divulgação/Governo do Rio

Durante cerimônia na Assembleia Legislativa, na manhã deste sábado (1º), o governador Claudio Castro (PSC) convocou a sociedade fluminense para um pacto em favor do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, diante da pandemia da Covid-19 e de seus efeitos trágicos – perda de vidas, pobreza, desemprego e fome -, o momento é de união para prosseguir com o processo de reconstrução do estado. 

“Quero fazer um pacto com as senhoras e senhores deputados, com a sociedade civil, com os poderes e as instituições. Um pacto pela recuperação econômica do Estado do Rio de Janeiro. Um pacto pela geração de empregos, um pacto pela educação, segurança pública, pela saúde; um pacto pelo meio ambiente, por nossas crianças e jovens, pelos nossos idosos, um pacto pelo futuro”, disse.

Após convidar todos os presentes a um minuto de silêncio em memória aos mais de 43 mil mortos no estado em consequência da pandemia, Castro prestou solidariedade às família.

“Vamos continuar esta luta. Acredito na vacina para vencermos a pandemia. O momento é realmente de reconstrução. De firmarmos um pacto pela retomada dos empregos, de enfrentarmos a pobreza e a fome, pela vida da população do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Castro.

Anúncio de projetos para segurança

Em seu discurso, o governador anunciou que começará a ser feito este mês o pagamento do programa Supera Rio, que vai destinar R$ 200 mensais a famílias com renda per capita de até R$ 178.

“Vamos iniciar, neste mês, o pagamento do auxílio emergencial, que, combinado com a linha de financiamento aos nossos pequenos empreendedores, beneficiará milhares de famílias e pequenos empresários. É a máxima das duas vacinas. A primeira está aí, sendo aplicada em nosso povo; e a segunda, que é para combater a fome e o desemprego, chegará nas próximas semanas”, disse.

Também este mês, segundo Castro, será lançado o programa Bairro Seguro, que levará policiamento comunitário aos bairros. 

Antes do discurso do governador, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), afirmou que, com a posse, Cláudio Castro começa um novo capítulo na história do estado.

“Em mim, o senhor terá sempre um amigo até para discordar, mas sempre com lealdade e franqueza, na busca de soluções e na construção de consensos onde houver dissenso. Mais do que um aliado, você tem em mim um amigo”, disse Ceciliano.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas