Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Audiência Pública propõe regulamentação das creches conveniadas em SG

Audiência foi presidida pela vereadora Priscilla Canedo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de março de 2021 - 14:10
Audiência foi presidida pela vereadora Priscilla Canedo
Audiência foi presidida pela vereadora Priscilla Canedo -

A regulamentação das creches conveniadas pode avançar no município de São Gonçalo após a realização de audiência pública proposta pela vereadora Priscilla Canedo (PT), em parceria com os vereadores Professor Josemar (PSOL) e Romário Regis (PCdoB). A educação infantil no segundo município mais populoso do estado é executada, em boa parte, pelo atendimento das creches conveniadas que integraram um chamamento público e executam o ensino infantil para mais de quatro mil crianças em 33 instituições.

De acordo com a vereadora Priscilla Canedo, a demanda para debater o tema foi necessária e urgente, tendo em vista que as aulas já tem data de retomada para os próximos dias.

"A regulamentação das creches conveniadas será um avanço para essa discussão e para a formalização desse setor. Estamos propondo a criação de uma comissão plena pela regulamentação das Creches com a OAB, as creches, a Câmara e prefeitura. E acreditamos que em pouco tempo teremos uma proposta viável. Vamos estudar o que foi feito em Niterói e no Rio e aplicar o que for possível em São Gonçalo. O que não podemos permitir é que a educação infantil fique refém de tantas incertezas", declarou Priscilla Canedo.

A prefeitura foi representada pelo subsecretário de Educação, Mauricio Nascimento; já doutor Gustavo Marins representando as creches; o doutor Marcus Vinícius a OAB e os vereadores Romário Regis, professor Josemar, Cici Maldonado e professor Felipe Guarany também compuseram a mesa de debates.

O subsecretário, Maurício Nascimento, afirmou que os pagamentos deste ano já estão sendo regularizados e nos próximos dia será publicada a prorrogação do chamamento público.

"Estamos abertos ao diálogo. Iniciamos o pagamento do mês de janeiro, assim como devemos quitá-lo até a próxima segunda-feira, 8. O mês de fevereiro deve ser pago até a próxima sexta-feira, 12 de março. Temos o compromisso da gestão com o setor e entendemos que os meses de janeiro e de fevereiro foram de atividades diversas. Os alunos das creches fazem parte da rede municipal de ensino e por isso, compõe o senso escolar e também contribuem para a formação do valor total do Fundeb, embora a opção do gestor seja efetuar o pagamento das instituições através de verba própria. Já sobre o chamamento público que terminou em 28 de fevereiro, o mesmo será prorrogado por seis meses, até que tenhamos um novo processo", esclareceu.

"Devido a pandemia e um impasse com a gestão passada, as instituições tiveram grande perda sem o devido repasse ao longo dos meses de abril a setembro, tendo pago apenas de outubro a dezembro, após determinação judicial. O ano já começou com muitas incógnitas da atual gestão e o momento de esclarecer foi fundamental para o processo. Parabéns aos gestores por entenderem que o funcionamento das creches depende desses recursos. Temos certeza que essa discussão saudável vai gerar bons frutos e um futuro melhor para nossas crianças", finalizou Priscilla Canedo.

A audiência pública contou com a participação de representantes das instituições conveniadas e profissionais do setor. O debate propôs ainda a normalização dos pagamentos do ano corrente de 2021; A inclusão no Plano Municipal de Educação; Garantia da renovação no início do ano; Flexibilização do processo de contratação das creches e a vacinação prioritária para os profissionais das creches, entre outros.

Matérias Relacionadas