Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Câmara de SG aprova criação da Comissão Permanente das Mulheres

Projeto é de autoria da vereadora Priscilla Canedo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de fevereiro de 2021 - 16:21
Projeto é de autoria da vereadora Priscilla Canedo
Projeto é de autoria da vereadora Priscilla Canedo -

Por unanimidade, os 23 vereadores presentes à sessão realizada ontem (24), na Câmara Municipal de São Gonçalo, aprovaram o Projeto de Resolução nº 003/2021, de autoria da vereadora Priscilla Canedo (PT), que trata sobre a criação da Comissão Permanente da Defesa dos Direitos e Políticas Públicas das Mulheres.

Para legitimar a nova comissão foi necessário modificar as redações dos artigos 35 e 38 do Regimento Interno. A partir de agora, o artigo 35 estabelece que a Câmara Municipal pode criar quantas comissões julgar necessárias para o andamento dos trabalhos, mas terá que constituir, obrigatoriamente, comissões permanentes com quatro membros aptos para apreciar projetos legislativos referentes à assuntos da criança, do adolescente, do idoso e do deficiente, bem como, da defesa dos direitos e políticas públicas das mulheres.

Já no artigo 38, foi acrescentado o parágrafo 18, que estabelece a competência da recém-criada Comissão. De acordo com o novo texto, as atribuições dos seus integrantes serão receber e discutir sugestões legislativas apresentadas por associações, coletivos feministas, sindicatos, entidades religiosas, órgãos de classe e instituições representantes da sociedade civil organizada; colaborar com organizações governamentais e não-governamentais que atuem na defesa dos direitos da mulher; fiscalizar e acompanhar programas governamentais e políticas públicas relativas à proteção dos direitos da mulher e ao combate à violência de gênero; debater sobre proposições relativas aos interesses e autonomia das mulheres.

A vereadora Priscilla Canedo falou sobre a importância da Comissão para representar a população feminina da cidade, que é maioria da população.

“Em São Gonçalo, o quantitativo percentual feminino contabiliza 52,46% da população, superando o quantitativo masculino. Todavia, essa superioridade numérica não confere às mulheres uma justa condição de igualdade. Não há equidade de gênero. É cristalino que existe uma cultura machista entranhada em nossa sociedade que inviabiliza e inferioriza a atuação e a posição das mulheres nos mais variados setores e segmentos. Portanto é fundamental e inadiável a criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos e Políticas Públicas das Mulheres na Câmara Municipal, para que os anseios e as questões pertinentes ao gênero majoritário em nossa cidade sejam representados de forma individual e com a devida especificidade”, pontuou a parlamentar petista.

A Comissão, que será presidida pela vereadora Priscilla Canedo (PT), terá o vereador Dr. Armando Marins (PSC) como vice-presidente, e os vereadores Jorge Mariola (PODEMOS) e Juan Oliveira (PL) como membros efetivos.

Matérias Relacionadas