Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Comitê de Governança do Poder Executivo apresenta Modelo de Excelência em Gestão em São Gonçalo

É um passo importante na otimização da gestão municipal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de fevereiro de 2021 - 17:01
O modelo de gestão deve ser implementado por entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal
O modelo de gestão deve ser implementado por entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal -

Na última semana, o prefeito Capitão Nelson recebeu membros do comitê de Governança do Poder Executivo, que apresentaram o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr). Um passo importante na otimização da gestão municipal para que ela se torne cada vez mais eficiente.

Em breve, o município vai adotar e implantar o modelo, que tem como objetivo levar a administração municipal à maturidade de gestão e governança, na esfera dos órgãos que operam recursos vindos das transferências da União.  

“É muito importante que a cidade de São Gonçalo esteja atualizada e sintonizada com essas boas práticas de gestão do governo federal. É um planejamento estratégico que vai resultar em mais efetividade no repasse e aplicação de recursos”, disse o prefeito Capitão Nelson.

O modelo de gestão deve ser implementado por entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e municípios. É baseado em sete partes integradas: capital intelectual; geração de valor público; estratégias e planos; sustentabilidade; governança; compromisso com as partes interessadas; e orientação por processos.  

“A ideia é que, com aplicação do modelo de gestão, a prefeitura tenha um diagnóstico das suas melhores práticas e dos seus pontos críticos, e, então, possa propor ações futuras que levem São Gonçalo até a visão de futuro que o prefeito tem para o município”, disse Mirian Cohen, que representou o Ministério da Economia na reunião.

No município, a implementação e fiscalização dos processos fica a cargo do Comitê de Governança, que irá garantir as melhores práticas no âmbito da administração pública municipal, acompanhar a evolução da aplicação de suas recomendações, das iniciativas de aprimoramento e também realizar cadastro de adesão ao MEG-Tr.  

“A comissão municipal já está trabalhando para que os formulários de adesão ao MEG-Tr sejam preenchidos e São Gonçalo integre o programa”, adiantou o secretário de Administração Bruno Cerqueira. 

Participaram da reunião Bruno Cerqueira, secretário de Administração; Fernanda Eduardo e Gabriela Bessa, subsecretárias da secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais; Felipe Rodrigues, subsecretário de Administração; Julia Sobreira, assessora especial de Gestão Integrada e Projetos Especiais; Carlos Júnior, coordenador de Planejamento; e Mirian Cohen, representando o Ministério da Economia.

Matérias Relacionadas