Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Em reunião, membros do Conleste traçam metas de desenvolvimento econômico

Novos prefeitos eleitos, Capitão Nelson, de São Gonçalo e Axel Grael, de Niterói, declararam apoio à entidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de janeiro de 2021 - 10:15
Imagem ilustrativa da imagem Em reunião, membros do Conleste traçam metas de desenvolvimento econômico

Membros dos 16 municípios que compõem o Consórcio Público do Leste Fluminense (Conleste) se reuniram nesta segunda-feira (25) para discutir sobre políticas públicas e estratégias de atuação conjuntas para crescimento econômico das cidades consorciadas.

O prefeito reeleito de Teresópolis, Vinicius Claussen, presidiu a reunião a pedido do ex-Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Oliveira, que por sua vez, parabenizou seu adversário eleitoral e atual Prefeito Marcelo Delaroli pela presença.

O governador em exerício, Cláudio Castro, também parabenizou a todos e ressaltou a importância do consórcio para o desenvolvimento do estado.

Os novos prefeitos eleitos, como o Capitão Nelson de São Gonçalo e Axel Grael, de Niterói também declararam apoio à entidade. O Consórcio, formado pelos municípios Araruama, Cabo Frio, Cachoeira de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Maricá, Niterói, Nova Friburgo, Rio Bonito, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Tanguá e Teresópolis, representa mais de 3,3 milhões de habitantes.

O principal objetivo do Conleste é traçar estratégias de atuação conjuntas, conquistando, por meio de parcerias, atrativos que possam contribuir para o crescimento econômico, cultural e sustentável das regiões consorciadas.

Discutindo políticas públicas e buscando soluções para áreas como mobilidade urbana, habitação, saúde, o consórcio busca desenvolver projetos focados nas particularidades e nos potenciais de cada região.

Fomentando a articulação e a integração entre as regiões, o Conleste facilita o planejamento, a gestão de políticas públicas e a resolução de problemas comuns aos municípios consorciados. Além disso, através do consórcio, a capacidade de diálogo das Prefeituras com os Governos Estadual e Federal é ampliada.

Entre os principais setores de objetivo do Conleste estão a agricultura Familiar – com seus mais de 14 mil produtores rurais; Turismo Verde – nas modalidades principais de turismo rural e de aventura; e Gás Natural – por meio de seus mais de 21 MM de m³/dia que serão processados na Gaslub (antigo Comperj) a partir de 2022.

Matérias Relacionadas