Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2754 | Euro R$ 6,1084
Search

Educação infantil é prioridade

Ministro Renato Janine Ribeiro assume e afirma que país deve pensar nas crianças

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de abril de 2015 - 16:33

Para Janine, “país deve pensar nas crianças que daqui a 50 anos estarão em nossos lugares”

Foto: Divulgação

Cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) será uma das prioridades de Renato Janine Ribeiro no Ministério da Educação (MEC). Durante a cerimônia de transmissão de cargo, ontem, o novo ministro destacou a educação infantil como uma dessas metas. “Devemos pensar nas crianças, no futuro daqueles que, daqui a meio século, estarão em nossos lugares”, disse.

Atualmente, o Brasil atende a 27,9% das crianças em creches. A meta do PNE é atender a pelo menos 50% nos próximos dez anos. Além da educação infantil, o PNE estabelece metas para a pós-graduação, passando pela formação e valorização de professores. As metas devem ser cumpridas em um prazo máximo de dez anos.

Renato Janine se comprometeu a elevar a capacidade das universidades e institutos federais e, no ensino básico, a dar ênfase às creches, que atendem a crianças até 3 anos. “Chegou a hora de converter em realidade o bordão repetitivo de que a solução de boa parte dos nossos problemas está na educação. Isso requer a responsabilidade de cada um. O projeto que representamos é altamente inclusivo. As convergências em torno da educação são maiores que as divergências. As divergências existem, mas não podemos deixar que prevaleçam sobre as metas que a sociedade inteira elegeu”, destacou.

O novo ministro agradeceu à presidenta Dilma Rousseff a decisão de não cortar verbas de programas essenciais do MEC e disse que a pasta dará sua contribuição aos ajustes econômicos. A economia começa pelos próprios servidores do órgão. Segundo ele, há no prédio do ministério avisos para economizar com eletricidade e com impressões.

Janine elogiou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Dois excelentes programas, que recentemente tiveram problemas, que foram sanados. Devemos ter cuidado para que não se repitam”, concluiu.

Ele anunciou o reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, para a Secretaria de Educação Superior e o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Paulo Nacif, para a Secretaraia de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.

Matérias Relacionadas