Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Voluntários da terceira fase de testes descobrem se tomaram a vacina ou placebo

No teste, metade dos voluntários receberam doses sem efeito e a outra metade a vacina CoronaVac

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de janeiro de 2021 - 12:56
Imagem ilustrativa da imagem Voluntários da terceira fase de testes descobrem se tomaram a vacina ou placebo

A pesquisa da terceira fase de testes da vacina CoronaVac, em parceria da Prefeitura de Niterói, Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vacinou cerca de 800 profissionais da saúde, que começam a descobrir se receberam as duas doses da vacina contra o novo vírus ou o placebo. No teste, metade dos voluntários recebe as doses sem efeito e a outra metade a verdadeira vacina. Tal forma é eficaz para averiguar, através da comparação, o resultado positivo do imunizante. Essa informação fica em sigilo até que sejam concluídas todas as etapas do estudo.

O grupo que fez parte do estudo passou por entrevistas, avaliações médicas, e no momento seguem monitorados. O casal de médicos Raphael de Figueiredo Bastos, de 44 anos, e Marcelle de Figueiredo Bastos, também de 44 anos, que atuavam na linha de frente contra a Covid-19, são um dos voluntários que passaram por todo o processo desde agosto. O casal acabou descobrindo, na chamada quebra de cegamento, que havia recebido o placebo.

“Estamos há 5 meses nessa saga da pesquisa da vacina. A gente quis participar do estudo, pois temos certeza absoluta que sem vacina não tem saída. Estávamos esperando o tempo todo pelo momento em que a vacina seria aprovada pela Anvisa, o que já aconteceu, e de saber se tomamos, ou não, o imunizante”, revela o anestesiologista, que afirma que ele e a esposa já contraíram o novo vírus, com sintomas leves no caso dele, e moderados no caso dela.

Após serem informados que receberam o placebo, ambos foram avaliados pelos pesquisadores e tomaram a primeira dose do imunizante. “A gente sabe o que isso representa, por isso estou super emocionada. Estamos vivenciando muito sofrimento em nosso dia-dia. Pessoas que até então eram saudáveis morrendo. Agora estou imaginando outras pessoas recebendo a vacina, podendo abraçar quem ama e voltando a ter uma vida normal. Que chegue logo para todos”, diz a geriatra Marcelle.

PESQUISA

O município de Niterói foi o único do estado do Rio a testar a fase 3 da vacina CoronaVac. O teste feito na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, contou com a participação de centenas de profissionais da saúde. O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, agradeceu aos voluntários e pesquisadores.

“Participar deste projeto foi muito gratificante para o município, que contribuiu para o avanço científico. Desde o início da pandemia, Niterói tomou medidas importantes de combate ao novo coronavírus. Hoje temos uma vacina eficaz e agradeço aos pesquisadores e aos voluntários profissionais da área da saúde que participaram, aceitaram e acreditaram nesta ação”, declarou o secretário.

Matérias Relacionadas