Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Com as bênçãos de São João

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de março de 2016 - 00:00
Fundação da igreja começou a ser construída esta semana e a intenção é terminar obra em 2017
Fundação da igreja começou a ser construída esta semana e a intenção é terminar obra em 2017 -

Um misto de religiosidade, turismo e cultura. Assim ficará o Caminho Niemeyer, no Centro de Niterói, após a conclusão da obra da nova Catedral de São João Batista. Em meio a um teatro e um museu, o local, que é um dos mais visitados da cidade, receberá o sonhado projeto religioso que irá completar o conjunto arquitetônico do Caminho Niemeyer.

Idealizado no ano de 1991, por Dom Carlos Alberto Navarro, o sonho católico foi deixado de lado com o passar do tempo. Em 2013, através de Dom José Francisco, a ideia de uma nova Catedral em Niterói foi colocada em discussão novamente e na última semana, as obras foram iniciadas. O projeto, criado por Oscar Niemeyer, o arquiteto mais famoso do Brasil, será construído com recursos da Igreja Católica.

Na última terça-feira, membros da igreja e da prefeitura de Niterói se reuniram para discutir o desenvolvimento das obras. O Vigário Geral da Arquidiocese, Padre Carmine Pascale, comemorou o encontro e elogiou a construção de mais uma obra de Niemeyer. “Estivemos com o prefeito e após todo o licenciamento feito e de todas as providências necessárias para a sua efetivação, o trabalho de fundação começou. Como todos sabem, trata-se de um projeto assinado pelo reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer, o que dará ainda mais visibilidade à cidade”, disse. Nomeada em homenagem ao padroeiro da cidade de Niterói, São João Batista, a catedral terá capacidade interna de cinco mil fiéis. Na parte externa, haverá um grande altar para grandes eventos, com capacidade para 15 mil pessoas. Arcebispo de Niterói, Dom José Francisco revelou que, atualmente, a igreja não tem verba para a totalidade da obra. “Hoje, temos os recursos somente para esta primeira fase. Agradecemos a todos os voluntários e doadores que acreditaram no projeto, desde o seu início, e tem colaborado de maneira decisiva para a realização dessa obra de fé. O sonho está se tornando realidade através das mãos e da ajuda de cada um de vocês”, disse.

Evento – No próximo dia 31, será realizado um evento, organizado pela Arquidiocese de Niterói com a Associação Quintal de Ana e a ONG Niterói Mais Humana para doação de fundos para a construção da Catedral. Com a apresentação de diversos cantores católicos, toda renda do evento será revertida para a construção.

Papa – Apesar de ainda não existir um prazo para a conclusão das obras, o sonho religioso é que a nova igreja esteja totalmente concluída até 2017. Neste ano, está planejada a próxima visita do Papa Francisco ao Brasil. A ideia da Arquidiocese de Niterói é que a nova Catedral receba a maior entidade católica e seja abençoada por ele.

Matérias Relacionadas