Cidade inaugura casa terapêutica

Seis pessoas foram retiradas de hospitais e levados para a casa
Foto: Clarildo Menezes/ DivulgaçãoA Secretaria Municipal Adjunta de Saúde inaugurou, ontem, o primeiro Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de Maricá. A intenção é desenvolver uma moradia em espaço urbano que responda às necessidades residenciais de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não. O espaço recebeu seis moradores que são da cidade, mas que viviam em hospitais psiquiátricos em Rio Bonito e São Gonçalo.
A Prefeitura custeará o aluguel do imóvel e cinco refeições diárias. Cada morador receberá também um Cartão do Programa Municipal Bolsa Mumbuca. Além disso, os moradores terão atendimento por uma equipe composta por um técnico de enfermagem e um cuidador a cada plantão de 24h. O tratamento médico será realizado no Centro de Apoio Psicossocial (CAPS). Em caso de emergência, o atendimento acontecerá no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.
Após a inauguração, será iniciado o processo para habilitação da RT, a fim de que o Ministério da Saúde faça o repasse necessário para a manutenção da residência. Edna Silva, coordenadora do Programa de Saúde Mental de Maricá, explica o funcionamento do serviço. “O processo de reabilitação psicossocial deve buscar a inserção do usuário na rede de serviços, organizações e relações sociais da comunidade”, explicou.
A secretária municipal de saúde, Fernanda Spitz, destacou a importância da inclusão das pessoas no convívio social. “Estamos trazendo de volta para casa moradores que ficaram mais de 25 anos internados em hospitais psiquiátricos sem referência de família e de cidadania. Estamos reescrevendo as histórias deles”. A residência fica na Rua Alcebíades Alves de Matos, 218, Centro
.