‘Vermelhinhos’ completam um ano e muitas conquistas

Atualmente, a frota é composta por 23 ônibus, que já transportaram dois milhões de passageiros
Foto: DivulgaçãoHá um ano, a cidade de Maricá se transformava em referência nacional dentro do debate sobre mobilidade urbana e direitos civis. Dia 20 de dezembro de 2014 começava a circulação da frota de 13 coletivos com tarifa zero da Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT).
De lá para cá, os ‘vermelhinhos’ de Maricá, como ficaram conhecidos, já transportaram dois milhões de passageiros – um milhão só nos primeiros cinco meses –, o que gerou uma economia de R$ 5,4 milhões para seus usuários. A frota atual da EPT tem 23 ônibus (sendo dez micro-ônibus) e a previsão é de que esse número chegue a 36 ao longo de 2016, sendo dois dos veículos do tipo “jardineira”.
De acordo com o presidente da autarquia, Luiz Carlos dos Santos, ambos vão circular pelas áreas turísticas da cidade. O primeiro concurso público da empresa foi realizado em outubro e teve quase 19 mil candidatos às 128 vagas oferecidas. Os aprovados devem começar a trabalhar na empresa em 1º de março.
O presidente, que acompanhou todo o processo de implementação da EPT, considera estar à frente de uma gratificante experiência. “Eu me sinto gratificado porque todas as ações que envolvem a mobilidade têm aspectos humanitários e econômicos também. Isso porque, além de reduzir a desigualdade no direito universal e constitucional de ir e vir, a tarifa zero nos ônibus reduziu os custos do empresariado e aumentou a empregabilidade”, acrescenta. “Hoje, o empregador de Itaipuaçu pode ter um funcionário que mora em Jaconé sem ter de arcar com o valor da passagem. Isso sem falar no resgate da unidade familiar: um morador que trabalha na capital, por exemplo, não precisa dormir próximo ao trabalho por falta de transporte até sua casa, porque nossos ônibus circulam 24 horas por dia”, pontuou Luiz Carlos.
Outro benefício apontado é o aspecto cultural. Os ‘vermelhinhos’ são utilizados em ações de apoio à educação - levam alunos e professores da rede municipal a eventos culturais.