Câmara reduz idade para posse de cargos políticos
A reforma política avança na Câmara dos Deputados. Depois de rejeitar o fim do voto obrigatório, eles aprovaram redução nas idades mínimas para assumir cargos políticos, mudaram tempo de mandatos e datas das posses de presidente, vice-presidente da República e governadores ontem. Na próxima terça-feira, eles decidem pela fidelidade partidária, cotas para mulheres e idade mínima para prefeitos.
Os deputados aprovaram, ontem, por 337 votos a 73, emenda à proposta da reforma política que reduz de 21 para 18 anos a idade mínima para ingresso na Câmara dos Deputados e assembleias legislativas. Os parlamentares também aprovaram a proposta que altera a idade mínima para senadores e governadores, que passa a ser de 29 anos. Atualmente, é de 35 anos para senadores e 30 para governadores.
Além das mudanças nas idades mínimas, a data de posse para presidente e vice-presidente da República passou do dia 1º de janeiro para o dia 5. Na mesma discussão ficou decidido que a posse de governadores e vice-governadores passa a ser no dia 4 de janeiro, permitindo que estes possam acompanhar a posse presidencial. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em acordo em plenário, adiou para a próxima terça-feira as emendas que tratam da idade mínima para prefeitos, cota das mulheres e fidelidade partidária de candidatos.