Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Projeto em prol de idosos é pioneiro em Itaboraí

Programa acompanha 300 pessoas da terceira idade, com síndromes de demências ou Parkinson

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de agosto de 2018 - 09:58
O projeto possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa
O projeto possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa -

A Secretaria de Saúde de Itaboraí, por meio do Programa Saúde do Idoso, tem acompanhado cerca de 300 “velhinhos”, que possuem diagnóstico ou hipótese diagnóstica para síndromes demências e Parkinson. De acordo com o Executivo, o projeto é pioneiro na região.

Segundo a Prefeitura, o projeto possui um ambulatório multidimensional, prestando assistência interdisciplinar à pessoa idosa, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades realizadas no Centro de Convivência, no Centro. Além disso, afirmou que os portadores de Alzheimer e Parkinson que forem encaminhados para o Programa passam por triagem funcional e recebem um plano de cuidados personalizado para cada caso.

De acordo com a coordenadora do Programa do Idoso, Maria Aparecida, todo trabalho é realizado priorizando os direitos da pessoa idosa e a manutenção de sua autonomia e independência.

“Buscamos contribuir para que mais idosos alcancem a longevidade com qualidade de vida. Além disso, é essencial que o acompanhamento ao Idoso seja pensado de forma estratégica, que possibilite um bom planejamento das ações de prevenção, promoção e recuperação de sua saúde”, comentou a coordenadora.

De acordo com o Executivo, todos os idosos assistidos pelo programa fazem avaliação com assistente social, enfermeira, fisioterapeuta e são submetidos a uma ampla avaliação geriátrica, fonoaudióloga, nutricional e psicológica, incluindo a aplicação do mini-exame do estado mental, como ferramenta de auxílio diagnóstico para alterações cognitivas.

Além disso, segundo a Prefeitura, os serviços do ambulatório também são estendidos às famílias de cuidadores dos idosos, que passam a fazer parte do Grupo de Apoio ao Cuidador e Família.

Matérias Relacionadas