Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Itaboraienses já podem aderir ao Identidade Jovem

Programa beneficia jovens de 15 a 29 anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 13 de outubro de 2017 - 12:04
>> Prefeito Sadinoel Souza disse que o projeto será de suma importância para beneficiar os jovens
>> Prefeito Sadinoel Souza disse que o projeto será de suma importância para beneficiar os jovens -

A Prefeitura de Itaboraí aderiu ao programa Identidade Jovem. Também conhecido como ID Jovem, ele é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-cultural e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

O prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, agradeceu o empenho dos profissionais em se capacitar para oferecer o melhor para os usuários do programa.

“Os jovens são o futuro da sociedade. Por isso, quanto mais projetos chegarem para os jovens, mais o município ganha. E este projeto será de suma importância porque irá beneficiar as pessoas que necessitam da “ajuda” do Estado, contribuindo para inclusão social dessa parcela da população”, destacou o prefeito.

Lançado pelo Governo Federal em 2016, a ID Jovem é um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude, que visa atender jovens com idades entre 15 e 29 e que possuem uma renda familiar de até dois salários mínimos.

Para participar do Identidade Jovem, estes jovens devem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Em Itaboraí, o projeto será ministrado por meio de uma Coordenadoria Municipal da Juventude, que será criada pela atual gestão e que contemplará o Espaço Universitário.

Segundo o coordenador do Espaço Universitário, Estevão Ferrero, o órgão municipal não está focado apenas no estudante universitário, mas no jovem em geral.

“Recebemos a capacitação e vamos disseminar o que aprendemos para os jovens que não possuem tanto acesso às informações”, disse Estevão.

Acesso ao benefício por internet ou app

Emitir a ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas de obter o ID Jovem – pela internet ou por aplicativo.

Pela Internet – Com o Número de Identificação Social (NIS), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Pelo Aplicativo para smartphones – Basta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Atenção – A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.

Matérias Relacionadas