Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Circuito UFF reúne mais de 500 corredores na cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de fevereiro de 2017 - 13:45
A corrida abrangeu um percurso do bairro São Joaquim com chegada em Venda das Pedras.
A corrida abrangeu um percurso do bairro São Joaquim com chegada em Venda das Pedras. -

Itaboraí recebeu, no último domingo, na principal via no centro da cidade, a Avenida 22 de Maio, a "Corrida e Caminhada UFF 2017- Circuito Itaboraí", realizada em parceria com o Ministério do Esporte. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, cerca de 540 pessoas participaram da corrida, que teve largada às 7h, e mais 200 inscritos na caminhada, com largada às 9h. 

“O importante é trazermos mais eventos como este, que contribuam para a saúde, lazer e entretenimento da cidade. Essa é uma das prioridades do novo governo municipal”, disse o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Wanderson Dias.

Representando o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o secretário nacional do Ministério do Esporte, Leandro Cruz agradeceu aos parceiros envolvidos no evento e elogiou a participação da população de Itaboraí.

“Nosso objetivo com eventos como esse não é formar atletas, mas mudar a rotina e qualidade de vida das pessoas. O evento fala por si só, pois leva a prática de esportes para crianças, adultos e idosos”, disse Leandro.

O primeiro colocado do circuito, com o tempo de um pouco mais de 17 minutos, Messias Vargas, era só alegria. O atleta aproveitou a ocasião para parabenizar a organização da prova e solicitar mais eventos desse tipo na cidad. Segundo ele, esta é a primeira vez que Itaboraí recebe um circuito com uma boa estrutura.

“Este evento é uma forma de alavancar o esporte na cidade. Praticar atividade física é saúde, quando você pratica, você está ajudando a eliminar as filas nos hospitais, pois melhora a pressão arterial, coração e outros benefícios. Parabéns à prefeitura de Itaboraí por esta parceria, esse primeiro passo. Espero que tenhamos mais eventos como este, pelo menos umas três corridas por ano, para que possamos nos programar e treinar”, disse Messias.

A moradora do bairro Rio Várzea, Fernanda Marrone, foi a primeira colocada entre as mulheres. Em sua primeira corrida de rua, Fernanda decidiu participar para incentivar e correr junto com a galera. Ela deseja que assim como a UFF, outras instituições possam acreditar em Itaboraí e no esporte.

“Esse evento é muito importante, primeiramente porque é um incentivo a saúde. Vi pessoas se esforçando para completar a prova, é uma forma de incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo. E estou mais feliz ainda porque não tive que ir para o Rio de Janeiro ou Niterói, a corrida veio até a mim, na minha cidade”, disse Fernanda.

A organização da UFF ofereceu um serviço primordial aos participantes, com distribuição de água durante todo o percurso, que foi do bairro São Joaquim a Venda das Pedras. No ponto de chegada foram oferecidos ainda, isotônicos e frutas. Além de contar com fisioterapeutas e ambulância.

Os inscritos receberam um kit com camiseta, bolsa e boné. O trânsito foi fechado sem ônus aos motoristas, pela Guarda Municipal que atuou com cautela e segurança na proteção dos atletas. Todo o percurso da corrida e caminhada ocorreu tranquilamente, não havendo nenhuma ocorrência de acidente ou mal súbito. 

Matérias Relacionadas