Transformando o lixo em fonte de muitas utilidades

Por Daniela Scaffo
“Não existe como jogar o lixo fora, pois não existe ‘fora’ no planeta”. Foi com esse pensamento e com o intuito de limpar o condomínio onde reside Lucy Freitas de Andrade, de 52 anos, que ela e sua irmã, Helena Maria Freitas de Andrade, 54, montaram o projeto Ecoponto Marambaia Ville, nome referente ao condomínio residencial onde vivem, em Itaboraí.
As irmãs iniciaram, em 2007, a coleta de lixo por conta própria, dentro do próprio condomínio em que uma das irmãs mora, localizado na Estrada da Conceição, em Marambaia. No começo, a arrecadação de lixo rendia apenas R$ 50 semanalmente.
“Tivemos a consciência de que o planeta precisa de socorro e, além disso, queríamos mostrar aos meus vizinhos a importância de limpar o condomínio. Até hoje, não tenho colaboração de muitos vizinhos”, contou Lucy.
Contudo, a ideia cresceu, e, em 2012, tornou-se o Ecoponto Marambaia Ville, contando com colaboradores e passando a trabalhar como cooperativa. Atualmente, o grupo arrecada aproximadamente 15 toneladas de lixo mensalmente, de todo tipo de material. O projeto também realiza inúmeras ações, entre elas: a produção de sabão usando óleo de cozinha como matéria prima e a captação de água da chuva para uso doméstico. Os materiais são vendidos por um preço simbólico aos doadores. “Minha irmã comprou uma Saveiro em 2013 para o projeto e agora conseguimos ir a outras regiões”, explicou Lucy.