Família mantém campanha para tratamento de jovem

Por Sérgio Soares e Paula Vinny
Após OSG publicar uma reportagem, na última sexta-feira, sobre o drama da estudante Aline de Paula Abreu, de 17 anos - que perdeu todos os movimentos do corpo após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) -, a jovem recebeu muitas promessas de ajuda, ligações e mensagens de apoio, e imensa solidariedade. Porém, o que ela precisa, com urgência, ainda não foi atendido: um meio de transporte para levá-la a consulta que está marcada para a próxima segunda-feira, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), localizado no Rio.
A necessidade de ir à consulta é grande, e só pode ser resolvida de duas formas: através do uso de uma UTI móvel ou uma cadeira de rodas especial - cujo valor no mercado é de R$ 10 mil. Ambas soluções estão fora do alcance da mãe, Alda Lúcia, que luta para resolver esta questão o mais rápido possível.
“Eu já tentei de todas as formas conseguir essa UTI móvel, mas é complicado! E as cadeiras de rodas que os hospitais podem disponibilizar são infantis, por ela ser menor de idade, mas o porte é de adulto. A solução mais urgente seria mesmo a UTI”, falou a mãe. “Não podemos perder essa consulta e eu não tenho como levá-la no carro, sem apoio e segurança nenhuma, ela precisa ir com suporte para segurá-la”, emendou.
Além disso, a adolescente, que precisa de tratamentos para reabilitação, está fazendo acompanhamento com fonoaudióloga e fisioterapeuta particulares, pagos pela família. Ela ainda precisa de doações de materiais hospitalares, utilizados diariamente, como: sonda de aspiração traqueal número 12, protetor traqueal de espuma descartável, gaze estéril, fraldas geriátricas GG, entre outros. A lista completa de materiais pode ser encontrada na página da campanha no Facebook “Amigos de Aline de Paula RJ”.
As doações também podem ser feitas em dinheiro, através da conta-corrente do Itau: 03768-3, agência 6078, Ivany Abreu Filho, CPF 980.573.247-91. Toda a quantia depositada será destinada a compra da cadeira de rodas especial.
A reportagem de OSG entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Itaboraí, que está tomando providências em relação ao transporte da Aline até o Inca.