Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

O Inea realizará uma limpeza e desassoreamento dos recursos hídricos de Itaboraí

A ação acontecerá nesta sexta-feira (05) no Rio Iguá e Tambutaí

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de fevereiro de 2021 - 20:57
Imagem ilustrativa da imagem O Inea realizará uma limpeza e desassoreamento dos recursos hídricos de Itaboraí

Itaboraí será beneficiado com a limpeza e o desassoreamento de seus recursos hídricos, por meio do programa ‘Limpa Rio’. Nesta sexta-feira (05), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começará as atividades no trecho de cinco km do Rio Iguá, e também de 3 km no Rio Tambutaí. A proposta é tirar cerca de 91 mil metros cúbicos de sedimentos desses corpos hídricos, encaminhando para o destino ambiental apropriado.

De acordo com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, a atuação é feita de maneira preventiva através do programa ‘Limpa Rio’. “Nosso objetivo é trabalhar para evitar as enchentes que trazem prejuízos ao meio ambiente e colocam a população em risco. Mas é sempre importante lembrar que é fundamental que cada um faça a sua parte e não polua os rios”, informa.

A ação tem como meta é aperfeiçoar o escoamento afim de diminuir as inundações que acabam transbordando os rios. As intervenções, que estão em 22 corpos hídricos, estão sendo realizadas desde o início deste ano pelo órgão ambiental estadual. Ao todo são 13 cidades: Seropédica, Nova Friburgo, Teresópolis, Duque de Caxias, Japeri, Rio de Janeiro (Bangu), Itaguaí, Rio Bonito, São Gonçalo, Itaboraí, Quissamã, Três Rios e Belford Roxo. No ano passado, o Inea removeu 1 milhão e 198 mil metros cúbicos de sedimentos de 79 rios e canais localizados em 20 cidades fluminenses. 

Matérias Relacionadas