Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Campanha de vacinação começará nesta quarta-feira (20) em Itaboraí

"Este é um marco importante para o nosso município", relata prefeito Marcelo Delaroli

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de janeiro de 2021 - 19:45
Imagem ilustrativa da imagem Campanha de vacinação começará nesta quarta-feira (20) em Itaboraí

A partir desta quarta-feira (20), as primeiras doses irão chegar ao município de Itaboraí, dando início a vacinação contra o novo vírus.  São 4.620 imunizantes da Coronavac que serão entregues, divididos em dois ciclos de aplicação, criados pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.

Na manhã desta segunda-feira (18), o prefeito Marcelo Delaroli, e o secretário Municipal de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Márcio Sérgio, com o Coordenador Estadual e Imunização, Valter Almeida, se reunirão em uma videoconferência para debater sobre as doses que serão distribuídas para a população, entregues até esta terça-feira (19).

“Esse é um marco importante para o nosso município. Vamos com fé e esperança para reverter esse cenário da saúde! É fundamental seguir todos os direcionamentos informados pelo Ministério da Saúde, mas precisamos continuar nos cuidando. Não teremos vacinas suficientes para toda a população, inicialmente. Temos que manter os cuidados com a prevenção", disse o prefeito.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério de Saúde, será seguido pela cidade e os primeiros itaboraienses vacinados serão os profissionais da saúde que ficaram na linha de frente contra a Covid-19, e serão imunizados nas unidades onde trabalham. Os idosos das instituições de longa permanência vão ser vacinados nas próprias residências pela equipe volante de imunização.

De acordo com o secretário, um pequeno grupo será priorizado e as unidades de saúde básicas estão preparadas para seguir com o cronograma de ações do Ministério da Saúde. Foi criado um grupo de profissionais com experiência em imunização que acompanharão os possíveis efeitos e reações adversas da vacina.

FASE

O plano de imunização inclui quatro fases de vacinação. Após a primeira fase, o segundo grupo de pessoas que será vacinado inclui pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, o plano prevê a vacinação de pessoas com comorbidades. Já a quarta fase incluirá professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

CRITÉRIOS

Os pacientes que vão receber as doses iniciais da vacina serão selecionados categoricamente pela Secretaria Municipal de Saúde. A estimativa prévia é que cerca de 2 mil profissionais de saúde sejam imunizados na primeira fase e pouco mais de 100 idosos assistidos em instituições de longa permanência.

Matérias Relacionadas