Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

'TCP' 'dá troco' e tenta invasão em comunidade dominada por 'CV' em SG (veja vídeo)

Facção que domina Complexo da Alma fez ataque a rivais no Abacatão, no Boavista, o que teria gerado reforço armado nos rivais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de janeiro de 2021 - 09:48
Comunidade do Abacatão
Comunidade do Abacatão -

O grupo de homens fortemente armados circulando pelas ruas de São Gonçalo, filmado por  câmeras de circuito de ruas da cidade, na última quarta-feira (6) não se formou por acaso. Composto por diferentes quadrilhas de criminosos, o 'bonde', com jovens armados com fuzis e pistolas, é de diferentes comunidades controladas pelo Comando Vermelho, como Santa Luzia, Jardim Catarina, e Complexo do Anaia.  Segundo investigações da polícia, esses homens seriam utilizado para um provável ataque nas comunidades da Amendoeira e do Jóquei, controladas pelo Terceiro Comando Puro (TCP), que estão sendo disputadas desde novembro pelos dois grupos. A  ação seria também uma resposta do CV a um ataque realizado pelos rivais na comunidade do Abacatão, no Boavista, na semana passada.

Segundo informações chegadas à polícia, a cúpula do CV, após montar, sem sucesso, no fim do ano passado, o plano de invasão ao Complexo da Alma, na Amendoeira, e da Vila Candoza, no Jóquei, em uma espécie de 'consórcio', composto por criminosos de várias comunidades de SG, teria decidido se reorganizar pelo fato de o TCP ter conseguido apoio de aliados para se reestruturar. O que gerou o 'alerta' nos traficantes do CV foi que, além de se fortalecer em seus redutos, o TCP também passou a planejar ataques nos territórios rivais, como o que teria  acontecido nas comunidades do Abacatão, no Boa Vista,  na noite da última terça-feira (5). 

Na rápida invasão, o grupo liderado um um traficante identificado apenas como  Chapolin teria conseguido balear dois criminosos no Abacatão e deixado o local. Esse ataque, segundo informações chegadas à polícia, teve apoio de Pai, apontado como  o líder da criminalidade no Complexo da Alma e principal liderança do TCP na cidade.  Esse traficante, segundo investigações da polícia, recebe apoio de quadrilhas que agem no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ondem iniciou as atividades criminosas até ser alçado á condição de líder do TCP em SG. O nome de Pai é citado em inquéritos sobre o tráfico de drogas em tramitação na 21ªDP (Bonsucesso), no Rio,  e também na 74ª DP  (Alcântara). 

Chapolin, citado em inquéritos em tramitação em delegacias de São Gonçalo e na Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG), já integrou o CV e também teria atuado no tráfico de drogas na região do Boavista. 

Quem é - Oriundo do Complexo da Maré, no Rio, Pai foi  um dos articuladores do plano montado por lideranças do TCP para permitir o ingresso de Thomas Jayson Veira Gomes, o 3N, em abril de 2019, para o TCP, após ele ter abandonado a liderança  do tráfico no Complexo do Salgueiro, em SG, por discordar com o comando exercido por Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, maior liderança do CV, naquelas comunidades. Os complexos do Alma e do Jóquei foram dois dos locais onde Thomas Jayson se refugiou, dando início a ataques em áreas dominadas pelo CV em  São Gonçalo, até ser morto, junto com cinco integrantes de seu grupo,  em confronto com policiais civis e militares, em novembro de 2019, em um sítio, em Cabuçu, Itaboraí.

Matérias Relacionadas