Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Morre Helter Barcellos, presidente do abrigo Cristo Redentor

Professor deixa um legado na história de São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Claudionei Abreu* | 04 de janeiro de 2021 - 14:54
Professor deixa um legado na história de São Gonçalo
Professor deixa um legado na história de São Gonçalo -

Morreu, na madrugada desta segunda-feira (4), o professor Helter Jeronymo Barcellos, aos 84 anos. Em 2020, ele assumiu o cargo de presidente do Abrigo Cristo Redentor, no Centro de São Gonçalo. Segundo pessoas próximas, ele havia sido internado no sábado, 3, após sentir a respiração ofegante, mas depois de fazer os exames não foi constatado nenhum problema. Helter morreu enquanto dormia e ainda não há confirmação sobre a causa da morte, mas acredita-se que tenha sido de causas naturais.

A morte de Helter Barcellos representa uma perda inestimável não só para São Gonçalo, mas também para o estado do Rio de Janeiro e o Brasil. Grande personalidade gonçalense, dedicou toda a sua vida à educação e foi em São Gonçalo que construiu toda sua trajetória, deixando um verdadeiro legado na história da cidade. Natural de Belo Horizonte,  em Minas Gerais, nasceu em 30 de setembro de 1936 e mudou-se para São Gonçalo aos cinco anos de idade.

Helter Barcellos foi um dos proprietários do antigo e histórico Colégio São Gonçalo; fundador do Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (ICBEU) de São Gonçalo; fundador e primeiro diretor da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), localizada no Paraíso, em São Gonçalo; fundador e presidente do Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisa e Promoções Culturais; fundou e organizou o Colégio Auxiliadora; fundou e foi o primeiro diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (Uff); foi fundador da Academia Gonçalense de Letras; foi presidente do Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; organizou e foi presidente por vinte e cinco anos da Aliança Francesa de São Gonçalo; foi membro honorário do Instituto de Histórico e Geográfico de São Gonçalo; foi membro fundador da Academia Fluminense de Educação; presidiu o Rotary Club de São Gonçalo; foi presidente do Conselho Estadual de Educação durante o governo Geremias de Mattos Fontes (1967-1971); foi secretário de educação de Niterói no governo do ex-prefeito Waldenir Bragança (1983-1988) e também secretário de educação de São Gonçalo (2001-2004) no governo do ex-prefeito Henry Charles.

A morte do professor Helter causou comoção entre amigos, alunos e pessoas que trabalharam de perto com o professor, além de admiradores de sua história e dedicação por São Gonçalo.

"Um grande homem e personalidade marcante do município, tendo registrado seu nome na história gonçalense. Não há dúvidas de que é uma grande perda para nossa cidade e para todos que tiveram a honra de conviver com ele", lamentou o deputado estadual Fernando Salema.

"O professor Helter foi estrela em nossas vidas e no município de São Gonçalo. Ele era uma pessoa muito inteligente, um irmão. O professor Helter é uma pessoa que tinha vasto conhecimento, muito conhecido e muito querido, que sempre olhou para a educação e para a cultura do município", afirma Oton São Paio, ex-vereador de São Gonçalo, ex-deputado estadual e amigo próximo do professor Helter.

"Ele foi uma das pessoas que eu conheci que mais incentivava o ser humano e a educação. Se você dissesse a ele que queria fazer alguma coisa nova ou aprender algo novo, ele te dava apoio. E dessa forma ele sempre ajudou muitas pessoas. Em todos os lugares que estive com ele encontrei pessoas que eram gratas a ele. É um legado imenso que ele tem e deixa para a cidade", afirma Benito Corbal, consultor na área de gestão de serviços e grande amigo do professor.

Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas