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Maricá usa aplicativo com inteligência artificial para atendimento à população

O o novo aplicativo não é um canal de diálogo direto com o usuário

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de dezembro de 2020 - 17:00
Além do novo canal, a população continua contando com o Plantão Coronavírus
Além do novo canal, a população continua contando com o Plantão Coronavírus -

Quem tiver dúvidas sobre os sintomas ocasionados pela Covid-19 poderá contar com mais um canal de informação da Prefeitura de Maricá. Por meio de um sistema de mensagens automáticas que funciona com inteligência artificial, desenvolvido integralmente dentro da Prefeitura, os usuários podem se informar sobre quais as unidades de saúde devem procurar em casos de suspeita e até mesmo acessar o resultado de RT-PCR, que é o exame que identifica o vírus ativo e o início da doença. Vale ressaltar que o canal só fornece o resultado deste tipo de exame feito na rede pública.

Ao entrar em contato através do número de wtahsapp (21) 99820-6868, o robô enviará mensagens de boas-vindas e de alerta para que a pessoa colabore e evite a propagação do novo coronavírus. Depois, o usuário precisa informar o bairro onde mora e o que deseja saber sobre o vírus. Em seguida, ele pode navegar pelos números de 1 a 9, que contêm informações que vão desde sintomas a denúncias, passando por explicações a respeito de medicamentos, cuidados, notícias, entre outas orientações.

“Além de ser mais um canal de informação, é estarmos atualizando as informações de uma doença que é nova, cujo domínio de conhecimento vamos adquirindo ao longo do tempo, e poder dividir essa informação com o público em geral”, afirmou a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde de Maricá, Solange Oliveira. 

De acordo com o secretário de Comunicação Social, Olavo Noleto, essa era uma demanda da população identificada pela Prefeitura.

“A intenção da Prefeitura é criar um canal de diálogo rápido e eficiente que possa fornecer informação às pessoas sobre seu estado de saúde no que diz respeito à Covid, permitindo que cada pessoa possa se prevenir, se medicar, se tratar e, inclusive, acalmar as pessoas e seus familiares sobre sua situação real”, afirmou.

Vale ressaltar que o novo aplicativo não é um canal de diálogo direto com o usuário, e sim, um canal de respostas padronizadas de acordo com o cardápio que se disponibiliza.  

Além do novo canal, a população continua contando com o Plantão Coronavírus (21-99472-2294), divulgado diariamente no Boletim Informativo da Prefeitura.

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