Prefeitura de Niterói vai comprar 1,1 milhão de vacinas contra Covid-19
Autorização para compra foi aprovada pela Câmara Municipal

A Câmara de Niterói aprovou por unanimidade o projeto de lei que dá autorização para a prefeitura comprar vacinas contra a Covid-19. Com isso, mesmo que o governo federal não forneça as vacinas através do Programa Nacional de Imunizações, a prefeitura poderá efetuar a compra de vacina com eficácia comprovada e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A proposta é de autoria do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Paulo Eduardo Gomes, do PSOL. Além de autorizar a compra da vacina, a proposta aprovada pelos vereadores também autoriza o município a instituir ou participar de consórcios com estados e/ou municípios, a fim de compartilhar recursos e tecnologias, realizar pesquisas ou desenvolver a capacidade de produção local de vacinas,especialmente por meio de órgãos e instituições públicas.
Em agosto deste ano, a prefeitura de Niterói iniciou uma parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz para realizar um programa de testes de eficácia da Coronavac. Aproximadamente 850 profissionais de saúde foram voluntários e participaram da fase de testes na cidade. Na última terça-feira, em live nas redes sociais, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, disse que os testes já foram concluídos e que tem recebido "os melhores relatos possíveis, da Fiocruz e do Butantan, quanto à imunização na fase três dos testes".

Prefeitura e Butantan assinam memorando de compra de 1,1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou nesta quinta, na sede do Instituto Butantan, em São Paulo, o memorando para o fornecimento de 1,1 milhão de doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto, para Niterói. A quantidade é suficiente para imunizar toda a população da cidade de mais de 500 mil habitantes. Pelo cronograma proposto ao Butantan e assinado pelo diretor institucional do Instituto, Raul Machado, seriam 300 mil doses disponíveis no fim de janeiro para profissionais de saúde e idosos, outras 300 mil doses para o fim de fevereiro, distribuídas aos cidadãos com comorbidades e profissionais de educação, e outras 500 mil para o restante da população durante o primeiro semestre, até maio.
A Prefeitura de Niterói fará o investimento de R$ 57 milhões no projeto de imunização, ao custo de 10 dólares por dose. Com recursos próprios para a aquisição da vacina, Niterói é a única cidade do estado do Rio, entre as 12 do país, a testar a fase 3 da vacina Coronavac, em parceria com o Instituto Butantan e a Fiocruz.