Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar up 5,1665 Euro down 5,2481
Search

Documentário mostra trabalho da imprensa na cobertura da pandemia

"Cercados" conta os bastidores da imprensa desde fevereiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 03 de dezembro de 2020 - 18:05
O documentário registrou os bastidores por trás das câmeras ao longo de três meses
O documentário registrou os bastidores por trás das câmeras ao longo de três meses -

A plataforma de streaming Globoplay está lançando hoje, 3, o documentário "Cercados - A Imprensa Contra o Negacionismo na Pandemia", que conta os bastidores do jornalismo na cobertura da pandemia de Covid-19 desde fevereiro. As gravações mostram os desafios da cobertura jornalística no Brasil e foca diretamente nos profissionais que estão por trás das câmeras, lentes e notebooks registrando todos os acontecimentos e o agravamento da crise sanitária no país.

O nome do filme faz referência ao local destinado aos jornalistas que fazem a cobertura de imprensa diária no Palácio da Alvorada, onde mora o presidente da república. Todo dia, na saída do Palácio, o presidente para em frente ao cercadinho e fala com a imprensa e apoiadores. O lugar aparece no filme várias vezes. O nome do documentário também traz um significado simbólico que foi apresentando no filme como uma referência ao combate de notícias falsas e ao trabalho preciso da imprensa para checar e apurar as informações, combatendo também o negacionismo à pandemia e às informações científicas que tentaram "cercas" as pessoas das notícias. 

O documentário registrou os bastidores por trás das câmeras ao longo de três meses, com 63 pessoas em cinco cidades (Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo), totalizando mais de 400 horas de conteúdo. O filme tem direção de Caio Cavechini.

Matérias Relacionadas