Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Teste de glicemia será obrigatório em atendimentos de emergência no estado

Lei foi sancionada nesta terça-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de dezembro de 2020 - 08:30
 A medida estabelece que o profissional de saúde informe ao paciente sobre o direito de fazer o exame
A medida estabelece que o profissional de saúde informe ao paciente sobre o direito de fazer o exame -

Pacientes que buscarem as redes pública e privada no Estado do Rio de Janeiro poderão realizar teste de glicemia capilar já no primeiro atendimento de emergência. A Lei 9.119/2020, que torna o exame obrigatório, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PSC) e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (01/12).

A Lei 9.119/2020, que torna o exame obrigatório, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PSC) e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (01/12)
A Lei 9.119/2020, que torna o exame obrigatório, foi sancionada pelo governador Cláudio Castro (PSC) e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (01/12) |  Foto: Divulgação
 

De autoria do deputado Capitão Paulo Teixeira (Republicanos), a medida estabelece que o profissional de saúde informe ao paciente sobre o direito de fazer o exame para verificar o nível de açúcar no sangue. A retirada da amostra do material só será feita mediante autorização de quem busca atendimento.

"É uma lei que vai ampliar o acesso da população a um exame simples, mas que pode detectar uma doença grave e direcionar melhor o atendimento a quem tem diabetes e nem sabe", afirmou o autor, Capitão Paulo Teixeira.

O texto sancionado determina ainda que os pacientes que apresentarem índice glicêmico elevados deverão receber ajuste da medicação ou dose de insulina, no caso de diabéticos. Aqueles que não tinham conhecimento do diagnóstico deverão iniciar o tratamento para evitar que a doença se instale.

Matérias Relacionadas