Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Morre o Papai Noel mais conhecido de São Gonçalo

Adair Insarriaga foi o Papai Noel na cidade por 20 anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de novembro de 2020 - 16:25
Adair Insarriaga foi o Papai Noel na cidade por 20 anos
Adair Insarriaga foi o Papai Noel na cidade por 20 anos -

Por Claudionei Abreu*

São Gonçalo perdeu na última terça-feira, 24, uma grande personalidade da cidade. Adair Insarriaga, de 86 anos, foi, durante 20 anos, o Papai Noel mais conhecido de São Gonçalo. Todo os anos, no dia 25 de dezembro, Adair dava vida ao Papai Noel gonçalense e saía às ruas das comunidades da cidade para “fazer a alegria das crianças”, como noticiou O SÃO GONÇALO em uma de suas edições impressas. Além de distribuir presentes e conversar com as crianças, o Papai Noel também recebia cartinhas e respondia todas elas, levando um pouco de felicidade e compartilhando o espírito natalino com as crianças de São Gonçalo.

“Ele começou ajudando algumas crianças do nosso bairro, aqui no Engenho Pequeno, e depois as pessoas começaram a convidar ele para ir em outras comunidades. As pessoas foram dando apoio e força ao projeto, e aí deram a ideia de que ele poderia fazer uma carreata do Papai Noel na cidade toda”, diz Leonardo Mega, filho de Adair.

Todo o trabalho de Adair era voluntário e recebia apoio de pessoas que faziam a doação dos brinquedos. Mesmo começando o projeto aos 65 anos, a idade avançada nunca foi um impedimento. Ele era movido pelo amor de ver as crianças sorrindo ao receber um presente, ouvir a palavra de apoio do Papai Noel ou receber a cartinha de resposta.

“Ele sempre levava uma palavra de apoio e esperança para as crianças. Ele se reunia com os amigos e fazia esse trabalho nas comunidades e tudo começou há 20 anos atrás e ele realmente gostava, não recebia nada para isso. Eu me inspirava muito nele, sempre estava junto e acompanhava o trabalho”, diz o filho.

O São Gonçalo esteve junto do 'Papai Noel' por diversos anos, como este em 2014
O São Gonçalo esteve junto do 'Papai Noel' por diversos anos, como este em 2014 |  Foto: Arquivo pessoal
 

Adair marcou a vida de diversas pessoas em São Gonçalo, com um projeto que passou de geração para geração. Crianças que eram pequenas quando o projeto começou, hoje já são adultas e puderam  ter a oportunidade de apresentar o Papai Noel mais famoso de São Gonçalo aos seus filhos.

Por anos, o jornal O SÃO GONÇALO também foi um parceiro do projeto, acompanhando o Papai Noel gonçalense nas comunidades da cidade todos os anos e divulgando a iniciativa que enchia as crianças de felicidade. O filho de Adair, que sempre esteve junto com o pai, afirma que o trabalho é gratificante.

“É um ato que renova e traz esperança de acreditar nos sonhos. A pessoa que participa pode compartilhar esperança com as pessoas e demonstrar o amor ao próximo. É um ato que não tem valor e renova a alma”, afirma Leonardo.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas