Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Morador de Rio Bonito e estudante de direto da UFF é admitido em Harvard

O empreendedorismo também marca a rápida trajetória de Renan

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de novembro de 2020 - 08:00
Estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele foi selecionado pelo programa de intercâmbio da universidade americana
Estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele foi selecionado pelo programa de intercâmbio da universidade americana -

Morador de Rio Bonito, município sem centros universitários próximos, localizado a 60 quilômetros de Niterói, Renan Said de Barros Pimentel, 23 anos, foi aprovado para cursar um semestre da graduação em Ciência Política e Economia da Universidade de Harvard, uma das mais importantes do mundo, localizada em Cambridge, nos EUA. Estudante de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), ele foi selecionado pelo programa de intercâmbio da universidade americana.

Para conseguir o feito, Renan Pimentel reuniu informações detalhadas de sua vida acadêmica, além de cartas de recomendações dos professores e uma redação demonstrando seus interesses em estudar em Harvard. Na trajetória na UFF, conta que nos primeiros períodos da faculdade, assim como vários alunos de Rio Bonito, utilizava diariamente o ônibus universitário subvencionado pela prefeitura local para suprir sua falta de universidades.

Não tardou e o sentido de viajar para estudar foi ampliado com a participação no programa de intercâmbio entre a UFF e a Universidade Lumière Lyon 2, em Lyon, na França, onde cursou entre 2018 e 2019 um semestre acadêmico de Direito Francês. Em 2019, foi selecionado pelo programa de Estágio-Visita da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O empreendedorismo também marca a rápida trajetória de Renan. Em seu primeiro projeto, um curso de redação, ensinou a outros jovens de sua cidade a prática da escrita voltada para o ENEM. O exemplo veio de sua própria conquista, com 980 de 1000 pontos obtidos no texto dissertativo que definiu sua aprovação em Direito, na UFF. Recentemente, foi contemplado com uma bolsa de iniciação tecnológica da Faperj para desenvolver, em conjunto com quatro colegas, o projeto de uma plataforma voltada à integração jurídico-cultural Brasil e os EUA: o JuridKeys. A nova ferramenta se baseia na tradução facilitada de termos jurídicos.

O estudante acredita que a culminação de todos esses fatores o levou para Harvard College, onde pretende se dedicar ao máximo, ainda que virtualmente. Isto porque, com grande parte de seus espaços físicos fechados em função da pandemia de Covid-19, a Universidade tem operado deste modo. De qualquer forma, o estudante de direito já se programa para assimilar os conteúdos diários e revela seu interesse em futuramente empregar o conhecimento que adquirir lá em Políticas Públicas na área da Educação, em especial na sua cidade.

Matérias Relacionadas