Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Dados de 16 milhões de brasileiros que fizeram teste de Covid-19 são vazados

Dezessete governadores tiveram suas informações pessoais vazadas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de novembro de 2020 - 14:05
Será aberta uma investigação interna para apurar o caso
Será aberta uma investigação interna para apurar o caso -

Os dados de mais de 16 milhões de brasileiros que se submeteram a testes para Covid-19 em todo o país foram vazados após as senhas do sistema eletrônico do Ministério da Saúde serem expostos. Os dados foram expostos Wagner Santos, um funcionário do Hospital Albert Einstein. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Foram vazadas informações de dados pessoais, como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes. Entre as pessoas que tiveram os dados expostos há governadores, o chefe do Legislativo e até mesmo do presidente Jair Bolsonaro.

No total, há 17 governadores na lista e também há ministros do governo. Entre os nomes estão Jair Bolsonaro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, a ministra da Mulher, Damares Alves, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, entre outros.

Wagner Santos, que causou o vazamento, tinha acesso liberado ao banco de dados do Ministério da Saúde porque trabalha em um projeto em parceria com a pasta.

Os dados foram compartilhados no perfil pessoal do funcionário e na plataforma GitHub, no dia 28 de outubro. Ele alegou que fez a publicação para realizar um teste de implementação, mas esqueceu de tirar o arquivo da página pública.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério da Saúde e o Hospital disseram que as chaves de acesso foram trocadas. Será aberta uma investigação interna para apurar o caso. 

Matérias Relacionadas