Esgoto invade ruas do bairro Porto Novo e deixa moradores 'reféns'
Casas estão alagando no bairro

Por Tatiane Gomes*
Ainda que em épocas de eleições, os problemas de moradores de São Gonçalo não deixaram de aparecer, e continuam a causar preocupação. Nesta semana, moradores do bairro Porto Novo denunciaram as más condições de um encanamento de esgoto na Rua Maria Rita e na Travessa Dias de Mendonça.
O vazamento, que ocorre há meses, tem alagado as ruas constantemente e até invadido a casa de uma moradora do bairro, deixando o quintal alagado de esgoto e dejetos.

"Esse esgoto está na porta da casa dela. E ela, sendo cadeirante, precisa usar carros de aplicativos para ir ao médico. Como ela passa por essa água? Ela tem que ser carregada!", explicou o genro da moradora, o advogado Hamilton Saldanha, de 34 anos.
Hamilton ainda acrescentou: "No final dessa Rua [Maria Rita] tem um valão, que passa perto das casas. Acho que devido ao assoreamento desse córrego ou talvez por causa do lixo que jogam nele, ele tem vazado esgoto de dia e de noite, sem que ninguém faça nada", contou.

A CEDAE informou que o vazamento não teria origem em nenhuma das redes da companhia, e por isso não poderia intervir.
Procurada, a Prefeitura de São Gonçalo se responsabilizou sobre o vazamento e informou que 'a Secretaria de Desenvolvimento Urbano irá enviar uma equipe ao local para realizar os reparos necessários.'
*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas