Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Saiba onde realizar o exame rápido de Covid em São Gonçalo!

O município possui 22. 347 casos de pacientes com a doença

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de novembro de 2020 - 12:05
São Gonçalo conta com locais que realizam o serviço
São Gonçalo conta com locais que realizam o serviço -

Por Ana Carolina Moraes*

Centenas de pessoas se aglomeraram em filas no Centro de Triagem, localizado na Zé Garoto, na última segunda-feira (23) para realizar o teste rápido do Covid-19. No entanto, é preciso lembrar que existem outros locais que fazem esse tipo de serviço em São Gonçalo. 

Para quem quiser saber se está contaminado com o vírus, basta se dirigir aos locais que fazem o teste rápido do Covid, que atendem de segunda à sexta, das 9h às 16h. Sendo eles: PAM Coelho, PAM Neves; PAM Alcântara; Clínica Municipal Gonçalense Barro Vermelho; Clínica da Criança (0 a 12 anos); Polo Sanitário Rio do Ouro; Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, na Zé Garoto; Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, no Jardim Catarina (a partir de 26/10); Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa (a partir do dia 26/10); e o Polo Sanitário Hélio Cruz, no Alcântara (a partir do dia 26/10). 

Outro local que faz o exame é a Clínica Municipal Gonçalense Mutondo, que atende de segunda à sexta das 8h às 22h e sábado das 8h às 15h. 

O Centro de Triagem ao Coronavírus atende todos os dias das 8h às 18h e o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças atende durante 24h, também todos os dias.

Confira os locais que realizam o teste de Covid!
Confira os locais que realizam o teste de Covid! |  Foto: Divulgação
 

Na última segunda-feira (23), o município de São Gonçalo contabilizou, segundo a Prefeitura do município, 22.347 casos confirmados, 20.628 curados, 88 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 885 em quarentena domiciliar, 746 óbitos confirmados e 20 óbitos em investigação.

O que acontece com quem for diagnosticado com coronavírus?

Caso a pessoa seja diagnosticada com a doença e precise de acompanhamento médico hospitalar, esta será encaminhada para o Centro de Triagem ao Coronavírus, para o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças ou para a Clínica da Criança.

São Gonçalo está em isolamento social 

Vale lembrar que a Prefeitura de São Gonçalo publicou um decreto, na última quinta (19), que estabelecia um novo isolamento social com o fechamento total de estabelecimentos até o dia 27 de novembro de 2020. Esta é considerada uma medida temporária em detrimento da prevenção ao contágio e de enfrentamento à Covid-19.

No decreto publicado no Diário Oficial está proibida a circulação de pessoas, sem motivo plausível, e circulação de crianças menores de 05 anos nos estabelecimentos comerciais.

Locais como farmácias e drogarias; hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos; padarias; pet shops; óticas; postos de combustível e chaveiros; barbearias e salões de beleza podem funcionar com 2/3 de sua capacidade. Já serviços de saúde como: clínicas médicas, odontológicas, oftalmológicas, de vacinação e de fisioterapia, laboratórios de exames clínicos e de imagem podem funcionar o tempo todo. 

Também estão permitidos o funcionamento das seguintes atividades e estabelecimentos, limitando o atendimento ao público em 2/3 da sua capacidade de lotação: bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimento semelhante, com a normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento. Além de lojas de conveniência. O funcionamento de shopping centers, centros comerciais e galerias está permitido exclusivamente no horário de 12 horas às 20 horas, desde que estes locais garantam o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70%.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas