Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Moradores da Trindade reclamam e fazem 'pacote' de problemas do bairro

Morador pede que a situação seja resolvida logo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de novembro de 2020 - 17:49
O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública
O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública -

Por Ana Carolina Moraes*

Moradores da Trindade não aguentam mais viver com o medo decorrente dos problemas de mal asfaltamento, falta de saneamento básico e iluminação na região. As ruas Cuiabá, Uberlândia, Macaé e Avenida Humberto Soeiro de Carvalho (antiga Avenida São Paulo) são locais afetados pelo descaso da prefeitura, segundo Alan Freire, de 27 anos, que é morador da região.

"Temos buracos tão grandes nas nossas ruas que temos medo de ônibus e carros tombarem. Quando os agentes da Prefeitura vão lá, eles colocam restos de asfalto, mas não fazem o serviço direito e acabam abrindo mais buracos. Imagina, são ruas que passam diversos ônibus, veículos pesados, então, a situação só piora. Já reclamamos três vezes com a Prefeitura e nada foi feito", disse o operador de telemarketing. 

O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública
O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública |  Foto: Arquivo pessoal
 

Alan conta que esse não é o único problema do bairro. As pessoas ainda sofrem com o vazamento de esgoto na região e a falta de iluminação pública. 


"O esgoto da esquina da Estrada da Trindade com a Rua Cuiabá está entupido. Então, às vezes, quando chove, o esgoto se acumula na rua e quem fica no ponto de ônibus da região acaba "tomando banho" dessa água suja quando um ônibus passa. Além do mal cheiro do local e dos insetos. A iluminação pública também é precária. Com a falta de luz dos postes, os assaltos na região tem aumentado. Até mesmo as igrejas próximas, como a Paróquia Santíssima Trindade, não conseguem mais manter as missas do período da noite cheias, por causa do medo das pessoas com os assaltos", disse.

O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública
O local segue com lixo, buracos nas ruas e falta de iluminação pública |  Foto: Arquivo pessoal
 

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo informou, em nota, que a Subsecretaria de Iluminação Pública irá adicionar os endereços ao cronograma de reparos.

Sobre os problemas de infraestrutura, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo esclarece que a obra realizada é do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios no Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) do Governo do Estado. Uma notificação já foi enviada para que os reparos sejam realizados. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano complementa informando que acompanha de perto o trabalho realizado no local.

O Governo do Estado informou "que os buracos são inerentes ao processo de assentamento dos coletores. São Gonçalo não possui cadastro de subsolo, as interferências são muitas e é comum ser necessário abrir a rua em sua totalidade para um simples assentamento de coletores."

Obras do Estado pioram a situação 

Se não bastasse os problemas de buracos da Prefeitura, os moradores da Trindade ainda denunciaram que sofrem com as obras inacabadas do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do entorno da Baía de Guanabara (Psam), executadas por meio da Subsecretaria de Saneamento Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, que deixa seus rastros nas vias públicas do bairro desde 2014.

"A Trindade foi um bairro que sempre sofreu com isso de saneamento básico, de falta de infraestrutura e etc, mas depois da obra do PSAM isso piorou. Eu espero que algo seja feito tanto da parte da Prefeitura quanto da parte do Estado, que está com essa obra da PSAM desde 2014", afirmou o jovem de 27 anos.

*Estagiaria sob supervisão de Thiago Soares

Matérias Relacionadas