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Enel prepara esquema especial de atendimento para o verão 2021

Capacidade de atendimento do Call Center será reforçada em 36%

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de novembro de 2020 - 08:06
Em casos emergenciais, a empresa poderá ampliar em até 278% o número de equipes em campo
Em casos emergenciais, a empresa poderá ampliar em até 278% o número de equipes em campo -

Com a proximidade da época mais quente do ano e o aumento das chuvas, a Enel Distribuição Rio dá início ao seu Plano Verão 2020/21, que visa agilizar o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes neste período, caracterizado por um maior número de ocorrências. A companhia reforçará a sua equipe de operação e manutenção da rede elétrica durante a estação, especialmente nas regiões dos Lagos e Costa Verde, que concentram cidades de veraneio com um grande número de turistas nesta época do ano.

Nos primeiros nove meses de 2020, a Enel investiu cerca de R$ 616,9 milhões destinado, principalmente, para a modernização e digitalização da rede elétrica de sua área de concessão, contribuindo para a melhoria da qualidade do fornecimento para os clientes. Os investimentos estão auxiliando a empresa a enfrentar uma das causas mais frequentes de interrupção do fornecimento de energia: a queda de raios. Para se ter uma ideia, o sistema de monitoramento de descargas atmosféricas da Enel Distribuição Rio registrou, nos dez primeiros meses de 2020, cerca de 110 mil raios na área de concessão da companhia. Devido à grande quantidade de raios, a Enel ampliou seu parque de para-raios e conta agora com cerca de 106 mil conjuntos de equipamentos instalados. Cerca de 1.100 para-raios também foram instalados em linhas de transmissão da companhia e trazem uma maior confiabilidade do sistema.

Outro investimento feito pela companhia é em automação da rede elétrica. Somente neste ano, foram instalados mais de 770 equipamentos telecomandados, totalizando cerca de 6.250 equipamentos instalados em toda a área de concessão, entre chaves e religadores de rede. Essa tecnologia permite que a distribuidora identifique e isole remotamente e com maior rapidez as falhas ocorridas na rede, reduzindo a necessidade de deslocamento de equipes e, portanto, o tempo de normalização. Em casos de interrupção no fornecimento, é possível também reduzir o número de clientes afetados graças a uma maior seletividade da rede elétrica.  

Em casos de contingências causadas por condições climáticas extremas, como tempestades, a empresa poderá ampliar em até 278% o número de equipes em campo e 70% de operadores no Centro de Operação do Sistema (COS) para agilizar o atendimento aos clientes. A Enel contará ainda com uma subestação móvel com potência de 33MVA e capacidade para suprir o fornecimento de energia equivalente ao consumo de uma cidade com 50 mil habitantes. A subestação poderá ser deslocada para determinadas cidades caso haja alguma eventualidade durante a estação.

“Temos o compromisso de continuar evoluindo com a qualidade do fornecimento de energia da nossa área de concessão e, para isso, investimos fortemente na modernização e automação da rede e realizamos ações de manutenção preventiva contínua. Serviços como poda de árvores de grande porte; correções de defeitos nas redes para reduzir a taxa de falhas ocasionadas por vegetação e eventos climáticos; inspeções com uso de novas tecnologias, como drones e helicópteros; e a lavagem da rede são algumas destas atividades essenciais, que foram reforçadas nos 66 municípios de atuação da distribuidora e continuarão sendo realizadas durante o Verão para garantirmos a qualidade do nosso serviço”, afirma Artur Tavares, Presidente da Enel Distribuição Rio.

Manutenção preventiva

A preparação para atendimento dos consumidores durante o verão contempla uma série de ações de manutenção preventiva nos meses anteriores à época de chuvas. Apenas este ano, de janeiro a outubro, a companhia executou 484 mil podas nos 66 municípios de sua área de concessão, com o objetivo de reduzir as interrupções de energia por queda de árvore ou contato de galhos na rede elétrica.

Além disso, a empresa realizou ampla campanha de inspeção para avaliar as condições do seu sistema de distribuição. De janeiro a outubro desse ano foram inspecionados 2.459km de rede com a ajuda de helicópteros e drones e 11.459km por meio de inspeção pedestre. Com isso, foi possível corrigir cerca de 65 mil defeitos na rede da companhia.

Atendimento reforçado durante as festas de fim de ano

Os canais de atendimento da companhia funcionarão normalmente durante o período de festas, 24 horas por dia. Os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio, que pode ser baixado gratuitamente para iOS (http://goo.gl/quLoH9) e Android (http://goo.gl/pjQpNS); pelo Whatsapp Elena: (21) 99601-9608; pelo site da companhia (www.eneldistribuicao.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbrasil) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Relacionamento (0800 28 00 120). Para o verão, a empresa aumentará em 36% sua equipe de atendimento do Call Center. Já as lojas de atendimento funcionarão em horários alternativos, das 8h às 12h, nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

No período do Réveillon será implementado um esquema especial para atendimento às situações emergenciais, envolvendo as equipes de operação e manutenção, para o atendimento ao sistema de subtransmissão e distribuição.

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