TSE informa instabilidade no aplicativo e-Título
Cerca de 400 mil pessoas justificaram ausência pelo aplicativo

Conforme o levantamento realizado pelo TSE, até às 08h30 deste domingo eleitoral, 400 mil pessoas justificaram ausência pelo aplicativo. A Corte informa que “caso o eleitor tenha dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”.
Para realizar a justificativa, é necessário estar longe do domínio eleitoral, visto que o e-Título faz a verificação por georreferenciamento. Fora o aplicativo, existe a possibilidade de utilizar o tira dúvidas da Justiça Eleitoral, que autoriza a consulta do local de votação e outros serviços.
A explicação do não-comparecimento do eleitor é obrigatória, sob pena de ter suspeitos diversos dos direitos civis, se porventura não regularizar a situação na Justiça Eleitoral.
Um dos argumentos válidos da ausência é comprovar que o indivíduo se encontrava fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral, no dia da votação. Outras maneiras continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser encontrado e baixado na página do TSE e estará disponível em papel nos cartórios eleitorais. Através da internet também é possível usar o sistema Justifica.