Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down 5,0741 Euro down 5,2058
Search

TSE informa instabilidade no aplicativo e-Título

Cerca de 400 mil pessoas justificaram ausência pelo aplicativo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de novembro de 2020 - 10:23
Nas primeiras duas horas de eleição feita neste domingo (15), muitos eleitores relataram ausência do e-Título
Nas primeiras duas horas de eleição feita neste domingo (15), muitos eleitores relataram ausência do e-Título -

Conforme o levantamento realizado pelo TSE, até às 08h30 deste domingo eleitoral, 400 mil pessoas justificaram ausência pelo aplicativo. A Corte informa que “caso o eleitor tenha dificuldade, a orientação é fazer novamente em alguns minutos”.

Para realizar a justificativa, é necessário estar longe do domínio eleitoral, visto que o e-Título faz a verificação por georreferenciamento. Fora o aplicativo, existe a possibilidade de utilizar o tira dúvidas da Justiça Eleitoral, que autoriza a consulta do local de votação e outros serviços.

A explicação do não-comparecimento do eleitor é obrigatória, sob pena de ter suspeitos diversos dos direitos civis, se porventura não regularizar a situação na Justiça Eleitoral.

Um dos argumentos válidos da ausência é comprovar que o indivíduo se encontrava fora dos limites geográficos do domicílio eleitoral, no dia da votação. Outras maneiras continuam disponíveis, como o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser encontrado e baixado na página do TSE e estará disponível em papel nos cartórios eleitorais. Através da internet também é possível usar o sistema Justifica. 

Matérias Relacionadas