Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Anvisa manda dados ao STF sobre suspensão da vacina 'Coronavac'

O ministro Lewandowski pediu que a agência enviasse informações para a avaliação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de novembro de 2020 - 22:35
A vacina está envolvida em uma polêmica após divulgação da paralização dos testes pela Anvisa
A vacina está envolvida em uma polêmica após divulgação da paralização dos testes pela Anvisa -

Nesta quarta-feira (11), foi anunciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que foi enviado para o Supremo Tribunal Federal (STF), os dados pedidos sobre os critérios utilizados pelo órgão em estudos clínicos de vacina contra o novo coronavírus.

Foi confirmado pela Anvisa que o conteúdo encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski, demonstra o rito técnico e científico previsto em protocolos internacionais. O processo de pesquisa feito pelos técnicos apresenta isonomia e imparcialidade e está em conformidade com os preceitos da confidencialidade, segundo a agência.

Em nota, o órgão ainda ressalta que “são princípios e valores fundamentais seguidos pela Agência no seu compromisso com a população brasileira de atestar a qualidade dos dados dos estudos clínicos e a segurança dos voluntários”.

O STF, por intermédio de Lewandowski, teria determinado nesta terça-feira (10), em despacho, que a Anvisa enviasse mais dados sobre os testes da vacina em até 48 horas. A peça assinada pelo ministro determinou que o órgão se pronunciasse em relação aos critérios usados para continuar com os estudos e experimentos concernentes à vacina contra a Covid-19.

A vacina está no centro de uma polêmica pela revelação da paralisação dos testes pela Anvisa. Um voluntário faleceu, por suicídio, não tendo nenhuma relação com possíveis efeitos da vacina ou com o vírus. Contudo, mesmo com essa divulgação, a agência decidiu manter os testes bloqueados. 

Matérias Relacionadas