Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Niterói já imunizou 28 mil cães e gatos contra a raiva

Campanha começou na Zonas Norte e Sul, além de Pendotiba. A última etapa será nesse sábado, na Região Oceânica

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de outubro de 2020 - 20:07
Imagem ilustrativa da imagem Niterói já imunizou 28 mil cães e gatos contra a raiva

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói já imunizou cerca de 28 mil cães e gatos na Campanha de Vacinação Antirrábica Animal que ocorre ao longo mês de outubro. As vacinas estão sendo aplicadas sempre aos sábados, de 8h às 14h, em uma das quatro regiões da cidade de cada vez. Os moradores da Zona Norte e  das regiões de Pendotiba e Zona Sul já puderam vacinar seus pets. A última será a Região Oceânica, neste sábado (31).

Ao todo, serão 12 postos fixos espalhados pela Região Oceânica à espera de cães e gatos, machos e fêmeas, a partir dos três meses de idade. Também foi criado um posto de vacinação drive-thru no Caminho Niemeyer (atrás do terminal João Goulart), no Centro, e um posto no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Ponta da Areia, que funcionarão no mesmo dia e horário dos demais. A vacina é segura e não tem contraindicações.O chefe do CCZ, o veterinário Fábio Villas Boas, lembra que todos os pontos de vacinação estão seguindo os protocolos de segurança contra a disseminação da Covid-19 e faz o convite.

“É importante que apenas uma pessoa, usando máscara, leve o animal para evitar aglomerações. A vacinação está ocorrendo de forma segura, em espaços arejados com os funcionários do posto de vacinação usando todos os equipamentos de proteção individual preconizados para a sua segurança.  A vacina é fundamental para os animais, por isso, não deixe de levar o seu pet”, convidou o veterinário.

Os cães que serão vacinados devem ser conduzidos por coleiras, e os animais de grande porte, deverão ser levados também com focinheiras. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou dentro de algum tipo de bolsa, uma vez que eles se estressam facilmente e podem fugir e ferir as pessoas.A pessoa que for conduzir um animal para vacinar deve saber fazer a contenção e ter autoridade sobre ele, pois isso é responsabilidade do condutor, cabendo ao vacinador apenas a aplicação da dose. Não é recomendável que crianças sozinhas conduzam animais para vacinar. Quem for levar o animal para vacinar precisa estar usando máscara.

Raiva animal – A raiva é uma doença gravíssima que apresenta quase 100% de letalidade. No meio urbano ela pode ser transmitida principalmente por cães ou gatos. Até os anos 1980 ainda havia casos de raiva humana na cidade, transmitida por cães. A partir daí, quando foram instituídas as campanhas anuais de vacinação animal, ninguém mais morreu por essa doença no município.

Confira a relação dos postos de vacinação:

PMF ENGENHO DO MATO - Estrada Irene Lopes Sodré, s/nº - Engenho do Mato.

PMF MARAVISTA - Rua Astor da Costa Menezes, S/Nº - Maravista.

PMF VÁRZEA - Est. Velha de Maricá, s/n - Várzea das Moças.

PMF COLÔNIA - Praia de Itaipu – Colônia dos Pescadores.

PMF CAFUBÁ I - Av. Raul de Oliveira Rodrigues, S/Nº – Cafubá.

PMF CAFUBÁ II - Rua Vereador Luiz Erthal, Lt. 05, Qd. 69 – Cafubá.

PMF CAFUBÁ III - Rua Manoel Pacheco de Carvalho, 107 – Piratininga.

POLICLÍNICA REGIONAL DE PIRATININGA - R. Marcolino Gomes Candau, 111- Piratininga

POLICLÍNICA REGIONAL DE ITAIPU - Est. Engenho do Mato, s/nº - Itaipu.SOAMI

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE ITACOATIARA- R. Matias Sandri, 134 – Itacoatiara.SOPRECAM 

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE CAMBOINHAS- R. Tab. Luís Lebreiro, 313 – Camboinhas.

VETMAR – Rua José Joaquim Pereira Caldas, 74 – Piratininga.

CCZ PONTA DAREIA – R. Coronel Miranda, nº 18 – Ponta D’areia.

CAMINHO NIEMEYER - R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro.

Matérias Relacionadas