Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

SG expõe servidores da Educação ao risco ao fazer testagem da Covid em poucos endereços

Testagem está acontecendo 2 meses após retorno das atividades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de outubro de 2020 - 13:57
Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, no Jardim Catarina, apresentou fila quilométrica com funcionários da Educação
Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, no Jardim Catarina, apresentou fila quilométrica com funcionários da Educação -

A Secretaria de Educação de São Gonçalo emitiu um comunicado para que 1500 profissionais do setor administrativo das Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação comparecessem em cinco unidades diferentes para realizarem um procedimento que deveria ter sido feito desde o dia 18 de agosto. A convocação imediata dos funcionários causou grande aglomeração, pois cada unidade teria que atender 300 funcionários em um período de 4 horas, das 10h às 14h, expondo assim ao risco de contaminação à Covid-19.

Desde o dia 21, parte destes 1500 funcionários começaram a ir para as filas quilométricas e tiveram que esperar de baixo de um forte sol para passarem pelo teste rápido. No interior da unidade, aglomerações entre os próprios funcionários que estavam atendendo. Os servidores do setor administrativo da Educação alegam que estão prestando serviço desde a segunda quinzena de agosto e que a convocação não teve uma logística correta. 

Educação fez convocação para testagem rápida mas não organizou a ação
Educação fez convocação para testagem rápida mas não organizou a ação |  Foto: Divulgação
 

Funcionários de dentro do setor relatam que em agosto algumas unidades até promoveram o teste rápido de forma espontânea, com a autorização da diretoria, porém, em uma decisão unificada da secretaria da Educação, todos os funcionários foram submetidos à convocação. "Foi uma falta de logística tremenda, expondo funcionários em situações dificultosas, ficaram aglomerados e de baixo de sol", denunciou um dos funcionários do setor.

Ofício 1462
Ofício 1462 |  Foto: Divulgação
 

Na Escola Municipal Desembargador Ronald de Souza, no Jardim Catarina, em São Gonçalo, primeira unidade a atender a leva de funcionários, foi possível flagrar, na última quarta (21), a aglomeração entre os funcionários que esperavam para serem atendidos. Além desta unidade, a Escola Municipal  Profª Maria Da Gloria Borges Leite, no Centro de São Gonçalo; Escola Municipal Umei Maria Noemia Lopes Pires, em Santa Catarina; Colégio Municipal Estephania De Carvalho, no Laranjal e Escola M. Margarida Rosa Marques Galvão, no Amendoeira, estão no cronograma como centro de testagem rápida para os funcionários nos próximos dias.

O São Gonçalo entrou em contato com a Prefeitura para entender como a logística para a testagem rápida foi realizada e se não poderia ter sido disponibilizado mais unidades para a apresentação do setor, evitando assim as filas e a exposição. Em nota, a secretaria de Educação informou que está realizando a atividade em diversas unidades de ensino e em vários dias da semana, para que os 1500 servidores administrativos não se aglomerem. Sobre os flagras de filas quilométricas, a secretaria alegou um problema pontual que atrasou o início da testagem no dia 21 mas que foi solucionado em seguida. 

Matérias Relacionadas