Vítima de acidente de moto em SG doa órgãos e pode beneficiar mais de 50 pessoas

A família autorizou a doação à Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres

Escrito por Redação 21/10/2020 17:56, atualizado em 21/10/2020 18:56
Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador
Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador . Foto:

Homem de 34 anos, vítima de um acidente de moto, sofreu traumatismo cranioencefálico no último sábado (17), no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. A família do rapaz autorizou a doação dos órgãos á equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Heart no segunda-feira (19), e poderá beneficiar cerca de 50 pessoas.

Rins, fígado, córneas, ossos, coração e tecidos foram captados nesta terça-feira (20), e o transporte dos órgãos foi feito por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, que pousou no complexo estadual de saúde, encaminhando-os até as unidades responsáveis pelos transplantes nos receptores.

Segunda a lei brasileira, é preciso comunicar a família da decisão de ser um doador, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. Doar órgãos e salvar vidas.

O Complexo Estadual de Saúde Alberto Torres é administrado pelo Ideas – organização social com sede em Florianópolis- (SC), em parceria com o Estado do Rio de Janeiro. Ele é conhecido no país e no mundo pela criação do Jardim do Doador, sendo um espaço reservado para plantar jasmins que simbolizam a vida de cada paciente. De acordo com o diretor da unidade, Raphael Riodades, a ideia foi feita para que o processo se tornasse menos doloroso e buscar simbologias que auxiliassem a família a perda, transformando em uma forma de homenagem. 

Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador
Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador. Foto por
Jardim do Doador localizado no  Complexo Estadual de Saúde Torres
Jardim do Doador localizado no Complexo Estadual de Saúde Torres. Foto por
O transporte dos órgãos doados foi feito através de um helicóptero do Corpo de Bombeiros
O transporte dos órgãos doados foi feito através de um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Foto por
Centro de Traumas do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo.
Centro de Traumas do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo.. Foto por

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas