Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Vítima de acidente de moto em SG doa órgãos e pode beneficiar mais de 50 pessoas

A família autorizou a doação à Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de outubro de 2020 - 18:56
Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador
Foram captados rins, fígado, córnea, ossos, coração e tecidos do doador -

Homem de 34 anos, vítima de um acidente de moto, sofreu traumatismo cranioencefálico no último sábado (17), no Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo. A família do rapaz autorizou a doação dos órgãos á equipe da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do Heart no segunda-feira (19), e poderá beneficiar cerca de 50 pessoas.

Rins, fígado, córneas, ossos, coração e tecidos foram captados nesta terça-feira (20), e o transporte dos órgãos foi feito por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, que pousou no complexo estadual de saúde, encaminhando-os até as unidades responsáveis pelos transplantes nos receptores.

Segunda a lei brasileira, é preciso comunicar a família da decisão de ser um doador, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. Doar órgãos e salvar vidas.

O Complexo Estadual de Saúde Alberto Torres é administrado pelo Ideas – organização social com sede em Florianópolis- (SC), em parceria com o Estado do Rio de Janeiro. Ele é conhecido no país e no mundo pela criação do Jardim do Doador, sendo um espaço reservado para plantar jasmins que simbolizam a vida de cada paciente. De acordo com o diretor da unidade, Raphael Riodades, a ideia foi feita para que o processo se tornasse menos doloroso e buscar simbologias que auxiliassem a família a perda, transformando em uma forma de homenagem. 

Matérias Relacionadas