Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Operação 'Boi Garantido' confisca mais de uma tonelada de produtos de origem animal

As fiscalizações nos estabelecimentos já estão na terceira fase e não tem previsão de término

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2020 - 18:40
Imagem ilustrativa da imagem Operação 'Boi Garantido' confisca mais de uma tonelada de produtos de origem animal

Neste último final de semana, foi cumprida a fase de operação “Boi Garantido” feita pela Secretaria de Estado de Agricultura, por meio da Superintendência de Defesa Agropecuária, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal de Campos dos Goytacazes da Polícia Militar. A ação confiscou mais de uma tonelada de produtos de origem animal com irregularidades.

Ao total, foram 17kg de carne bovina de origem legal, armazenados de maneira incoerente. Foram apreendidos 604kg de carne bovina de origem clandestina, e além disso, 175kg de mercadorias de origem animal, como frango, linguiça, carne seca e miúdos, inapropriados ao consumo humano somando todos os estabelecimentos fiscalizados nessa terceira fase.

Haviam dois minimercados onde os fiscais encontraram grande pose de produtos guardados em freezers desligados. Os locais foram atuados e as mercadorias irregulares foram destinadas ao aterro sanitário pelo risco a saúde humana.

Em média foram mais de uma tonelada de produtos apreendidos pelos órgãos de fiscalização. “É muito importante que todos fiquem atentos as orientações fornecidas pelas autoridades fiscalizadoras na hora da compra. Os consumidores devem sempre observar a forma de armazenamento, estar atentos ao prazo de validade nas embalagens e a existência dos selos expedidos pelos órgãos oficiais,” alerta o secretário de estado de Agricultura, Marcelo Queiroz. 

Os fiscais atentam os consumidores para sempre verifiquem se a mercadoria está devidamente registrada no S.I.M, S.I.E, S.I.F ou S.I.S.B.I. As operações da Defesa Agropecuária Estadual e de Vigilância Sanitária Municipal continuam sem data para término e garantem aos consumidores ter acesso a produtos sem riscos a saúde. De acordo com o superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, o apoio da PM é de grande importância a segurança dos fiscais e as apurações de crimes feitos pelos comerciantes.

Matérias Relacionadas