Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Festival Literário de São Gonçalo lança prêmio Cidadania Cultural

O São Gonçalo e a Universo estão entre os indicados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de setembro de 2020 - 10:11
O evento literário de 2019 foi um sucesso no município
O evento literário de 2019 foi um sucesso no município -

Por Ana Carolina Moraes*

O jornal O SÃO GONÇALO e a Universidade Salgado de Oliveira foram escolhidos para fazer parte do Prêmio Flisgo de Cidadania Cultural, que representará e homenageará grandes nomes do município de São Gonçalo ligados à arte e à cultura. Esta será a primeira edição do prêmio, que é organizado pelo grupo Acesso Cultural. O evento ocorrerá no próximo dia 20 de outubro, às 21h, e será totalmente online, sendo realizado no canal do Youtube Q-Cria.

O evento será realizado no canal do Youtube Q-Cria
O evento será realizado no canal do Youtube Q-Cria |  Foto: Divulgação
 

O jornal O SÃO GONÇALO foi escolhido para ser o homenageado do prêmio na categoria 'Comunicação'. Com isso, representantes do jornal ganharão uma estatueta feita pelo artista plástico gonçalense Kleber Marques, além de uma homenagem no evento. A Universidade Salgado de Oliveira (Universo) é uma das três selecionadas e está concorrendo na categoria 'Responsabilidade Social'.

O idealizador e coordenador do projeto, Alberto Rodrigues, de 37 anos, contou como surgiu a ideia do evento. "Desde 2017, fazemos projetos voltados para a cultura do município. Já tínhamos a ideia do evento, mas, na pandemia, pensamos como ele seria online. Ano passado, fizemos uma feira literária e, este ano, queríamos abraçar toda a diversidade cultural do município. Pensando assim, resolvemos criar a premiação. O objetivo do prêmio é visibilizar, potencializar e desmarginalizar a categoria. Queremos aquilombar a nossa classe, gerando um networking, para mostrar como somos potentes, múltiplos e como podemos gerar uma rede de sustentabilidade em São Gonçalo", contou ele que frisou a importância da Lei Aldir Blanc para a categoria nesta pandemia. 

Alberto Rodrigues, de 37 anos, é o idealizador e coordenador do projeto
Alberto Rodrigues, de 37 anos, é o idealizador e coordenador do projeto |  Foto: Divulgação
 

O evento vai reunir 20 categorias de pessoas e organizações que valorizam a arte e a cultura do município. Os indicados nas categorias foram selecionados a partir de um Conselho Curador, que conta com 10 pessoas com um notório conhecimento de cultura da região. Até o dia do evento, uma Comissão Julgadora, com outros 10 membros escolhidos pela sociedade civil e por sua atuação na área de cultura municipal, poderão julgar o vencedor de cada categoria. Quem conquistar a vitória em cada categoria também ganhará uma estatueta de prêmio. 

O grupo organizador do evento é o movimento sociocultural Acesso Cultural, que conta com Alberto Rodrigues, de 37 anos, que é fundador do grupo; além de Ju Goulart, Di Melo, Brenda Leal, André Sacramento. O evento também contou com a ajuda de Gyander Matias, Ariane Pereira, Kadu Monteiro e Leila Araújo, além dos representantes do Conselho Curador.

O grupo Acesso Cultural realiza alguns projetos no município desde 2017, como o 'Flisgo - Festival Literário de São Gonçalo' em 2019, que contou com a participação de grandes nomes como Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, o ex-BBB Rodrigo França, Míriam Leitão, João Luiz e outros; o 'Papo de Moda' em 2018, que incentiva a moda no município; o "Em Cena" em 2018 que busca incentivar os produtores de arte audiovisual no município; o Flisgo Mulher em 2020, com a promoção da fala feminina sobre os problemas enfrentados por elas na atualidade; o Afro Memórias em 2019, falando sobre o racismo e as memórias vivas da África, e outros. 

O evento literário de 2019 foi um sucesso no município
O evento literário de 2019 foi um sucesso no município |  Foto: Divulgação
 

Para quem quiser conhecer mais sobre o movimento sociocultural Acesso Cultural, sigam o grupo no Instagram (@oacessocultural/@flisgo) e no Facebook (@oacessocultural). Para tentar contato, enviem um e-mail para oacessocultural@gmail.com.

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas