Dólar R$ 5,2334 | Euro R$ 5,5809
Search

Chuva e vento derrubam árvores e deixam moradores sem luz em SG

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SG!

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de setembro de 2020 - 08:36
Árvores caíram e moradores estão sem luz em SG após temporal
Árvores caíram e moradores estão sem luz em SG após temporal -

Por Ana Carolina Moraes*

Chuva. Árvores caindo. Caos. Casas sem energia elétrica. Moradores no calor. Essas foram as palavras mais usadas pelos gonçalenses na madrugada desta terça-feira (29), quando uma chuva inesperada tomou conta do município. Como sempre, as ruas alagadas também foram um problema mas o principal fator que afetou os moradores foi a queda da energia elétrica de diversos bairros, o que persiste até as primeiras horas desta manhã (29). Diversas árvores também tombaram no município.

Alguns dos bairros mais afetados pela queda de energia foram: Neves, Centro, Itaúna, Gradim, Zé Garoto, Galo Branco e Porto da Madame e Porto Novo. Nesses locais, casas também foram destelhadas pela força do vento. Os principais relatos dos moradores desses bairros na madrugada era  sobre calor. "Está insuportável ficar sem luz em casa, muito quente aqui", disse uma moradora do Centro. "Calor ta "uó" aqui em Neves", relatou uma outra pessoa. Em alguns dos bairros citados, os moradores também relataram terem ouvido o transformador de energia explodir.

Além da falta de luz, muitos moradores relataram a queda de árvores. Na Praça do Feijão, no Paraíso, uma árvore centenária caiu logo na entrada do local, o que assustou os moradores da região. A queda foi o resultado do vento forte da chuva desta madrugada . Além deste bairro, mais dois outros locais do município amanheceram com diversas árvores tombadas pelos mesmos motivos: um deles foi na Rua Visconde de Itaúna e o outro foi na Rua Jaime Figueiredo, conhecida como a Rua da Caminhada, no bairro do Camarão. Alguns carros de moradores dessas áreas foram prejudicados com a queda das árvores. 

Confira imagens de árvores tombadas pelo município:

Uma árvore caiu no Paraíso
Uma árvore caiu no Paraíso |  Foto: Arquivo pessoal
 
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada |  Foto: Arquivo pessoal
 
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada |  Foto: Arquivo pessoal
 
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada
As árvores tombaram na conhecida Rua da Caminhada |  Foto: Arquivo pessoal
 

Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que equipes da Defesa Civil e Parques e Jardins já estão nas ruas do município de São Gonçalo, solucionando as demandas causadas pelo forte vendaval de 85 a 100 km que atingiu a cidade na madrugada desta terça-feira(29). 

Foram contabilizadas a queda de mais de 50 árvores pela cidade, principalmente nos bairros Gradim, Paraíso e Porto da Madama. Até o momento a Defesa Civil recebeu 9 ocorrências através do 26010199. As equipes estão nas ruas fazendo o isolamento das áreas para posterior retirada das equipes de parques e jardins, que estão dando prioridade para a desobstrução de vias públicas", diz o comunicado do órgão.

Em nota, a Enel informou que "durante a madrugada de hoje (29), forte chuva com rajadas de vento causaram a queda de árvores e galhos em alguns pontos de São Gonçalo provocando interrupção do fornecimento de energia para alguns clientes. Os bairros mais afetados foram Gradim, Zé Garoto, Centro e Galo Branco. A companhia reforçou o número de equipes de emergência em campo para o atendimento aos clientes." 

Previsão do tempo 

Parece, no entanto, que esta chuva foi um evento isolado. Isso porque, segundo o ClimaTempo, até a próxima sexta-feira (02), o tempo permanecerá firme e sem chuva em São Gonçalo. Nesta terça-feira (29), o sol dominará o restante do dia, chegando a uma máxima de 28°C. Durante a noite, a temperatura pode chegar aos 19°C, mas ainda assim não haverá chuva.

Na próxima quarta-feira (30), o clima se repete, no entanto, o calor será mais intenso. A mínima prevista para o dia será de 19°C e a máxima chegará a 35°C. Não há nenhuma previsão de chuva para este dia, pelo contrário, o sol será o grande destaque.

Outubro se iniciará na próxima quinta-feira (01) e continuará mantendo o calor, que poderá chegar aos 40°C durante o período da tarde. À noite, o clima ficará mais tranquilo, com a temperatura podendo chegar aos 21°C. Também não há previsão de chuva, apenas de sol.

Na próxima sexta-feira (02), o Sol se manterá presente e o fim de semana se iniciará da melhor forma para o gonçalense. Com temperaturas que vão variar de 22°C a 39°C, o céu se manterá com algumas nuvens, mas não há chances de chuva neste dia. 

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas