Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Bodas de diamante: Casal gonçalense comemora 60 anos de união e amor

O casal se casou em 24 de setembro de 1960

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de setembro de 2020 - 08:39
O casal comemora seus 60 anos de casamento
O casal comemora seus 60 anos de casamento -

Por Ana Carolina Moraes*

O amor está no ar neste dia 24 de setembro! Para aqueles que são românticos e esperam passar anos e anos com seus amados, hoje é celebrado o dia da união de um casal que pode servir de exemplo. Em 24 de setembro de 1960, ocorria o casamento de Jair Alves de Mesquita, com 85 anos hoje, e Ocilia Moraes Mesquita, com 82. O casal, então, celebra, neste ano de 2020, as suas bodas de diamante, ou seja, os seus 60 anos de casados. Felizes e com uma família inteira de filhos, netos e um bisneto, o casal relembra, em reportagem especial feita pelo O SÃO GONÇALO, alguns dos momentos mais marcantes dessa trajetória feita com amor e sabedoria.

O casal se casou em 1960
O casal se casou em 1960 |  Foto: Arquivo pessoal
 

Tudo começou em 1958, quando Ocilia, que é naturalmente de Rio de Bonito, conheceu Jair, nascido no Mutondo. O irmão de Ocilia se mudou e passou a morar na casa que o pai de Jair alugava, no quintal. O casal, no entanto, só começou a namorar um ano depois. Na mesma época, eles noivaram. Os dois trabalhavam em uma fábrica de papelão localizada onde hoje é o Assaí do Alcântara. E adivinhem quem fez parte da história do casamento dos dois? Isso mesmo, O SÃO GONÇALO. Isso porque, no dia da cerimônia de união de Jair e Ocilia, foi publicado o convite do evento no jornal. 

O convite de casamento dos dois foi publicado no O SÃO GONÇALO na época
O convite de casamento dos dois foi publicado no O SÃO GONÇALO na época |  Foto: Arquivo pessoal
 

Nos primeiros anos de união, o casal começou a morar em uma casa que ficava na frente do 7° BPM. Depois, eles passaram a morar numa vila onde moravam todos os trabalhadores da fábrica de papelão. Apesar dos primeiros anos simples, o amor do casal fez com que a relação deles só crescesse. Até que surgiu a primeira filha deles, Cleide Jane, que nasceu apenas dois anos após o casamento. Logo depois, nasceram Cleice Lane, em 1962, e Jair Eduardo, que nasceu em 1967. 

Neste dia 24 de setembro, o casal comemora seus 60 anos de casamento após conseguir vencer diversas dificuldades de saúde. Isso porque dona Ocilia já sofreu dois Acidente Vascular Cerebral (AVC) e possui dificuldades na fala, além disso, a idosa de 82 anos descobriu recentemente um câncer de mama. Já o senhor Jair, tem apenas a labirintite que ataca algumas vezes. 

O casal relembra emocionado do dia de seu casamento, mesmo com ele tendo ocorrido há 60 anos. 

"Foram alguns colegas de trabalho que resolveram publicar o nosso convite no jornal O SÃO GONÇALO. Guardamos até hoje a nota do nosso casamento que saiu no jornal. Lembro do dia do meu casamento, foi um dia muito agitado, com correria para baixo e para cima. Foi tudo realizado na casa em que íamos morar, foi tudo bonitinho, a casa já estava montada. No entanto, ainda não tínhamos geladeira. Mas, deu tudo certo na celebração", lembra o senhor Jair. 

"Lembro do meu vestido de casamento, comprei em 6 vezes o meu vestido, por causa das poucas condições. Lembro dos docinhos e do bolo do casamento. Tinha bastante gente na festa de casamento, meus pais vieram, meus irmão, todos vieram e fizeram festa", explicou dona Ocilia. 

O casal relembra também momentos de dificuldade e de felicidade que viveram e sobreviveram juntos nesses 60 anos de união. 

"A casa que moramos hoje, no bairro Raul Veiga, não tinha água, a pia era de bacia, mas sobrevivemos juntos. Acho que o momento mais feliz do nosso casamento foi quando nasceram os nosso filhos, foram dias felizes. Criamos três filhos com dificuldade, tínhamos que pagar colégio. Nossa rotina era arrumar eles para a escola, levar eles para o colégio, depois eu ainda ia para o trabalho, voltava e tinha que fazer comida. Mas, não deixamos faltar nada e hoje eles estão crescidos, casados e com suas famílias", lembrou dona Ocilia. 

"Nossa maior dificuldade foi quando nos mudamos para cá, em 1965. Morávamos numa vila onde moravam outros trabalhadores da fábrica de papelão, mas, quando mudei de emprego precisávamos mudar de casa. Na nossa nova casa, não tínhamos água ou luz e sobrevivemos com a ajuda do vizinho. Tivemos vários momentos felizes, como o nascimento dos filhos. Minha mulher foi uma guerreira para cuidar dos nossos filhos, já que o meu trabalho tirava todo o meu tempo. Mas, um outro momento feliz que me lembro foi quando começamos a estudar a Bíblia juntos e nos batizamos na igreja, para mim foi um momento muito especial", contou Jair. 

Senhor Jair e senhora Ocilia mostram como o amor pode suportar as mais diversas mudanças quando se é verdadeiro. Celebrar 60 anos de casamento é um marco na vida de qualquer pessoa e os três filhos, três netos e um bisneto do casal afirmam sentir muito orgulho de sua matriarca e seu patriarca. 

O casal hoje tem filhos, netos e bisneto
O casal hoje tem filhos, netos e bisneto |  Foto: Arquivo pessoal
 

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas