Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

São Gonçalo completa 130 anos de emancipação na próxima terça; Confira a programação

Comemorações começam às 8h com cerimônia de hasteamento das bandeiras

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de setembro de 2020 - 17:26
Às 9h, será celebrada uma missa fechada em Ação de Graças na Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante
Às 9h, será celebrada uma missa fechada em Ação de Graças na Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante -

Na próxima terça-feira (22), São Gonçalo celebrará 130 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar esta data tão importante, o município terá diversas solenidades em diferentes pontos da cidade, incluindo hasteamento da bandeira, culto e missa em ação de graças, reabertura do Espaço Rosa em novo endereço e abertura de uma exposição itinerante em parceria com o Museu do Amanhã.

Abrindo oficialmente as comemorações, às 8h do dia 22, terá a cerimônia de hasteamento das bandeiras do Município, Estado e Nacional. O evento contará com a participação da Orquestra Municipal, regida pelo maestro Gerly Sueth.

No evento estarão presentes diversas autoridades militares, políticas e representantes municipais. Devido ao período pandêmico, para evitar aglomeração e seguir as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), este ano não será realizado o tradicional desfile cívico, escolar e militar.

Às 9h, será celebrada uma missa fechada em Ação de Graças na Igreja Matriz São Gonçalo do Amarante, no bairro Zé Garoto. A paróquia que existe desde 1643 em estilo barroco é um dos patrimônios do município.

Ainda no dia 22, às 11h será feita a reabertura do Espaço Rosa. A unidade passará a funcionar em novo endereço, na Rua Francisco Portela, 2744 - Zé Garoto, ofertando os serviços de prevenção e diagnósticos precoces de câncer às mulheres, através da realização dos exames de: mamografia, ultrassonografia transvaginal, morfológica, mamária, pélvica, abdome total, obstétrica e obstétrica com doppler. Além de coletar material para preventivos ou poscopia e biópsia cervical.

Na parte da tarde, a partir das 14h, será a vez da abertura da Exposição itinerante "Água: da abundância  à escassez",  no Mirante de Contemplação Elmo Amador, no Centro de Tradições Nordestinas, em Neves. A exposição acontece em parceria com o Museu do Amanhã e o Grupo Colabora.

A exposição reúne 10 painéis de 2,5 metros por 1,2 metros, com 26 fotos de 12 artistas. Passados quase 5 anos da estreia, os temas abordados continuam atuais, por isso esta exposição será a primeira de uma série de outras programadas a serem realizadas no Mirante.  A mostra fotográfica retrata a questão hídrica no Brasil, no Estado do Rio de Janeiro e na Baía de Guanabara. Ela foi criada para acompanhar o Seminário Crise Hídrica no Brasil, em 2016, com objetivo de refletir sobre os problemas que envolvem poluição de mananciais, impactos das mudanças climáticas e a importância dos modos de consumo deste bem precioso, conscientizando sobre o desperdício da água. A exposição pode ser visitada nos dias e horários em que a feira estiver funcionando, até o dia 10 de janeiro de 2021. 

Matérias Relacionadas