Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Niterói muda itinerários de ônibus para evitar aglomerações na praia de Itaipu

Prefeitura implementará também barreiras mais rígidas nos fins de semana e feriados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de setembro de 2020 - 16:09
Prefeitura de Niterói mudará itinerário de ônibus na Região Oceânica
Prefeitura de Niterói mudará itinerário de ônibus na Região Oceânica -

A partir desta sexta (18), a Prefeitura de Niterói vai implantar uma série de medidas para evitar aglomerações na Praia de Itaipu, na Região Oceânica, nos fins de semana e feriados, enquanto estiverem em vigor as regras de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus.

Uma delas será o emprego de barreiras mais rígidas nos acessos à praia. Outra, será uma mudança nas linhas de ônibus que fazem ponto final na praia e que terão seus itinerários alterados, terminando a viagem no trevo próximo ao Corpo de Bombeiros, na entrada do Engenho do Mato.

As linhas com itinerários alterados são: linhas municipais 38A, 52, OC2 e as linhas Intermunicipais 770 (Viação Pendotiba) e 537 (Viação Nossa Senhora do Amparo). Todas elas terão que embarcar e desembarcar seus passageiros no Terminal do BHLS Estação Engenho do Mato.

“De uma maneira geral, os niteroienses têm colaborado, usando máscaras, cumprindo o distanciamento e as medidas sanitárias. Infelizmente, não temos visto o cumprimento dos protocolos para prevenção do novo coronavírus na praia de Itaipu e por isso, a partir de amanhã [sexta], nós vamos ter o maior controle no acesso à praia. Não podemos permitir que aconteçam em Niterói cenas de aglomeração que estão acontecendo em outras cidades. Temos que manter o controle da pandemia e, ao mesmo tempo, retomar as atividades que são importantes para a vida das pessoas”, reforçou o prefeito Rodrigo Neves durante uma live na noite de quinta-feira (17).

Vale lembrar que apenas as atividades físicas individuais estão permitidas nas praias de Niterói das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, com o cumprimento das medidas de distanciamento e uso de máscaras. Está proibida a permanência nas áreas das praias e prática de esportes tipicamente praianos, como altinho e frescobol.

As novas regras foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município de Niterói nesta sexta-feira, através de portaria da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade.Fiscalização - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai intensificar as ações nas praias da cidade nos finais de semana e feriados. Na praia de Itaipu, onde foi detectada aglomeração no último final de semana o controle no acesso será ainda maior.

A Seop ressalta que os agentes da Guarda Municipal seguem atuando na fiscalização nas praias e em barreiras de acessos ao município, e reforça que é de extrema importância que a população colabore para que a cidade possa continuar tendo sucesso no combate contra a Covid-19.

Sempre que a Guarda flagra pessoas fazendo o uso da praia para banho, orienta e explica que neste estágio amarelo nível 2 a permanência no local e o banho de mar ainda não estão liberados.

Estacionamento - Para evitar aglomerações, o estacionamento em cerca de dez ruas da Região Oceânica, próximas à orla, está permitido apenas para moradores, veículos de emergência e prestadores de serviços de utilidade pública até o dia 30 deste mês. A proibição também vale para áreas de estacionamento criadas nas praias da Região Oceânica pelo Decreto Municipal nº 11.576/14. A determinação da NitTrans foi publicada no Diário Oficial do Município  do dia 10.

Para poderem estacionar, os moradores devem apresentar algum comprovante de residência. Os agentes de trânsito terão apoio de reboques, para a execução da medida administrativa de remoção, nos casos de desobediência.

As vias com estacionamento proibido são as avenidas Almirante Tamandaré, em Piratininga; Beira Mar, Prof. Carlos Nelson Ferreira dos Santos, Dr. Geraldo de Melo Ourivio e Rua Jaime Bittencourt, em Camboinhas; Estrada Francisco da Cruz Nunes, no trecho compreendido entre a Praça Silva Jardim e a Rua Póvoa de Varzim, em Itaipu; Avenida Beira Mar e ruas das Papoulas, das Orquídeas (trecho compreendido entre a Av. Beira Mar e a Rua das Rosas), Matias Sandri (entre a Av. Beira Mar e a Rua das Rosas), em Itacoatiara.

Matérias Relacionadas