Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Crueldade: Polícia apura maus-tratos contra animais em Piratininga, Niterói

O caso ganhou uma repercussão nas redes sociais na última quinta-feira (17)

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de setembro de 2020 - 09:31
Cachorros vivem em condições precárias, segundo a denunciante
Cachorros vivem em condições precárias, segundo a denunciante -

Por Ana Carolina Moraes*

Em setembro deste ano, foi aprovado o projeto de lei de número 1095/2019 que autorizou o aumento da pena de reclusão daqueles responsáveis por maus-tratos de animais. Antes, a pena era de três meses a um ano e multa, mas, com a nova lei, a pena passa a ser de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Com base nisso, um possível caso de maus tratos a 54 cachorros chocou diversos niteroienses na última quinta-feira (17). Isso porque uma influenciadora digital denunciou em suas redes sociais o caso de um homem, morador de Piratininga,que estaria maltratando seus animais. De acordo com a denúncia, os cachorros ficam com fome e acabam comendo outros cachorros que morrem na casa em questão.

"Eu já faço projetos sociais com relação a animais há mais de um ano, então, recebo muita denúncias no meu Instagram. Há algum tempo, muita gente começou a me mandar denúncias falando desse caso. São 54 cachorros em estado deplorável, eles não comem direito e bebem a água da piscina, que é verde e suja. Os vizinhos da rua me relataram que escutam choros de cachorros todos os dias, que o homem bate nos cachorros com pedaços de madeira e disseram também que quando um cachorro morre, o homem joga o corpo dos animais no terreno baldio ou em casas próximas", contou a influenciadora de Niterói que denunciou o caso junto com Samantha SantaCruz, de 18 anos.

A jovem mostrou a piscina da casa e disse que os cachorros bebem a água do local
A jovem mostrou a piscina da casa e disse que os cachorros bebem a água do local |  Foto: Reprodução/Internet
 

Em vídeos divulgados em suas redes sociais, é possível ver um filhote de cachorro morto no chão da casa de um vizinho do acusado do crime. Segundo os relatos da influenciadora, os animais muitas vezes caem da varanda da casa do denunciante e morrem. "Quando os cachorros morrem, eles jogam o corpo dos cachorros para a casa do vizinho. Tem muitos cachorros pela casa", dizia um morador nos vídeos. 

Autor: Divulgação | Descrição:
 

Nos vídeos da influenciadora ainda é possível ver vários moradores do local indignados relatando o caso para os agentes da Polícia Militar que foram até o local. Além destes, também estiveram na localidade os agentes do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Administração Regional da Região Oceânica, e guardas ambientais. "Os cachorros comem os corpos dos outros cachorros que morreram. Quando tem animais doentes, ele coloca os bichos na rua", disse em seu relato no Instagram

A jovem ainda contou que acredita que o acusado comete maus-tratos aos animais há mais de dez anos.

"Moradores novos e antigos do bairro entraram em contato comigo para falar a mesma coisa, ou seja, isso não é de hoje. Fomos na delegacia, fizemos o boletim de ocorrência e descobrimos que existiram outras denúncias contra o homem no caso de maus-tratos, mas nunca foi para a frente. Espero que dessa vez, com a mobilização que estamos tendo, o caso vá para a frente", disse ela que registrou o boletim de ocorrência do caso na 81ª DP (Itaipu).

Nas redes sociais, o caso mobilizou inúmeras pessoas. Isso porque a jovem e suas amigas fizeram uma corrente de doação para quem quiser ajudar os 54 cachorros envolvidos no caso. Em sua publicação no Instagram, ela pede para que as pessoas doem rações ou quantias de dinheiro para ajudar os animais. Segundo ela, todo o dinheiro será revertido para auxiliar os cachorros do caso com remédios e alimentos. Ela ainda pede que, quem puder, adote os cachorros em questão ou conceda um lar temporário para eles. Para quem quiser saber de mais informações, acesse o perfil no Instagram @_tudopelosichos_).

Em nota, a Prefeitura de Niterói disse que conseguiu, na manhã desta sexta-feira (18), a autorização do proprietário da casa para levar os animais para a castração. 

"Uma equipe com veterinários e agentes do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), da Administração Regional da Região Oceânica e guardas ambientais foi no local na manhã desta quinta-feira (17). O proprietário da casa e dono dos animais autorizou os agentes a levarem alguns cachorros na sexta-feira (18) para o CCPAD para castração. Os animais retornarão para o proprietário assim que as cirurgias forem feitas e ficarão sob sua responsabilidade até que possam ser adotados", dizia a nota do órgão municipal.

A Prefeitura também afirmou que essa não é a primeira denúncia contra o homem em questão no caso de maus-tratos contra os animais. "Agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já foram ao local várias vezes e realizaram dezenas de autos de infração. Em abordagens anteriores, o morador se recusou a receber os agentes. Atualmente há um processo judicial em andamento sobre o caso. O CCZ fará nova vistoria para avaliar as condições higiênico sanitárias do ambiente e se há algum risco para a saúde", finalizou o órgão.

Em nota, a Polícia Civil informou que "de acordo com a 81ª DP (Itaipu) o fato foi registrado na unidade. Foi feita perícia no local e as investigações prosseguem no intuito de provar que havia maus tratos de animais."

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas