Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Niterói autoriza retomada das aulas presenciais no Ensino Médio

Município adotará um projeto piloto

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de setembro de 2020 - 07:09
Os profissionais da educação receberam treinamento especial para implantar os protocolos definidos
Os profissionais da educação receberam treinamento especial para implantar os protocolos definidos -

A Prefeitura de Niterói autorizou que as escolas da cidade implantem um projeto piloto para a retomada das atividades presenciais no Ensino Médio a partir de segunda-feira (21). As unidades deverão seguir um protocolo de vigilância da saúde escolar, com medidas de higiene e distanciamento, e manter o ensino à distância para os alunos que não optarem pelas aulas presenciais. Os profissionais da educação receberam treinamento especial para implantar os protocolos definidos.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, explicou em vídeo divulgado nas redes sociais do Município na noite desta quinta (17) que a decisão foi tomada após dois meses de reflexão e debate no Gabinete de Crise, com a participação de dezenas de técnicos da Saúde e da Educação, e análise das melhores experiências internacionais para implantar medidas de proteção de alunos e profissionais da educação. A autorização vale para as unidades públicas e particulares da cidade.

“Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial. Após dois meses de estudo, decidimos pela implantação de um projeto piloto com o Ensino Médio. A partir de segunda-feira, dia 21, vai haver autorização para a retomada das atividades presenciais do Ensino Médio em Niterói, desde que um conjunto de protocolos seja rigorosamente cumprido”, disse o prefeito.

Ele lembrou também que, recentemente, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota técnica onde reforça a importância de se ter um planejamento para a retomada gradativa e responsável.

“A regulação do Ensino Médio cabe ao Estado, entretanto Niterói tem se destacado por ter protocolos muito bem estruturados. Integramos os vários saberes: da ciência, da epidemiologia, estatística, psicologia, pedagogia, economia, sociologia e a pediatria para desenvolver um caminho seguro que evite o comprometimento do aprendizado de crianças e adolescentes que estão tendo contato com a educação exclusivamente por meios eletrônicos".

No Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, a retomada da Educação Infantil (alunos de 4 a 6 anos), Ensino Fundamental (6 a 14 anos) e Ensino Médio (de 14 a 17 anos) seria feita apenas quando a cidade chegasse no amarelo nível 1. Atualmente, a cidade está no estágio amarelo nível 2.

“Nossa preocupação é trabalhar um projeto piloto para que a gente não seja pego de surpresa quando chegarmos ao amarelo nível 1, estágio que estamos próximos de atingir”, analisa o prefeito. “É inaceitável discutirmos a retomada de bares e restaurantes e não discutirmos um plano de retomada da educação, com segurança e seriedade. E foi o que fizemos”.

O prefeito adiantou ainda que a retomada das atividades de Educação Infantil, segmento onde os alunos têm mais dificuldade de usar máscaras e fazer distanciamento social, provavelmente, ficará apenas para o ano de 2021.

Protocolo de vigilância da saúde escolar – Para a retomada das atividades presenciais nas escolas do Ensino Médio, o projeto piloto prevê o cumprimento de uma série de protocolos. As unidades de ensino terão que manter a disponibilidade do sistema de educação à distância para as famílias que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola. Será obrigatório um distanciamento de, pelo menos, um metro e meio entre as carteiras. Professores e funcionários com mais de 60 anos ou que apresentem comorbidades deverão seguir afastados das atividades presenciais.

As escolas deverão fornecer máscaras para professores, funcionários e alunos, além de providenciar a troca deste equipamento a cada duas horas. Será obrigatória a medição de temperatura na entrada das unidades de ensino, além da existência de tapetes sanitizantes e a disponibilização de álcool gel. A presença de agentes de desaglomeração é obrigatória. As escolas deverão manter portas e janelas abertas. Onde isso não for possível, será necessário redobrar a atenção com os protocolos de higiene e refrigeração do ambiente.

A Secretaria Municipal de Saúde capacitou os diretores e gestores das escolas sobre o protocolo de vigilância da saúde escolar e vai monitorar os números de casos de Covid-19 na faixa etária de 14 a 18 anos. As escolas devem comunicar à Secretaria os casos da doença. A autorização para as aulas presenciais no Ensino Médio pode ser revogada de acordo com avaliação do Gabinete de Crise.

A íntegra da nota técnica da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro pode ser lida em http://soperj.com.br/direito-universal-a-educacao/. 

Maior controle na Praia de Itaipu – As atividades físicas individuais estão permitidas nas praias de Niterói das 6h às 12h30 e das 16h às 22h, com o cumprimento das medidas de distanciamento e uso de máscaras. A partir desta sexta-feira (18), serão implantadas barreiras mais rígidas nos acessos à Praia de Itaipu, na Região Oceânica. Nos fins de semana, os ônibus que fazem ponto final na praia, terão seus itinerários alterados e terminarão a viagem no trevo próximo ao Corpo de Bombeiros, na entrada do Engenho do Mato.

“De uma maneira geral, os niteroienses têm colaborado, usando máscaras, cumprindo o distanciamento e as medidas sanitárias. Infelizmente, não temos visto o cumprimento dos protocolos para prevenção do novo coronavírus na praia de Itaipu e por isso, a partir de amanhã [sexta], nós vamos ter o maior controle no acesso à praia. Não podemos permitir que aconteçam em Niterói cenas de aglomeração que estão acontecendo em outras cidades. Temos que manter o controle da pandemia e, ao mesmo tempo, retomar as atividades que são importantes para a vida das pessoas”, reforçou o prefeito.

Carga e descarga – Na quinta-feira (17), foi retomado o horário específico de carga e descarga. A operação é proibida no período de 6h às 9 horas e de 16h às 20h. A medida foi tomada já que a cidade apresenta um aumento na circulação de pessoas por conta do plano de transição gradual. O objetivo é melhorar a fluidez no trânsito da cidade.

Também na quinta-feira passou a vigorar a ampliação do horário de funcionamento de galerias e centros comerciais. As lojas poderão abrir de segunda a sexta, das 9h às 19h no Centro, e das 9h às 20h nas demais regiões.

Carnaval adiado – O prefeito Rodrigo Neves também informou que, em reunião com a Associação das Escolas de Samba de Niterói – entidade que reúne representantes de todas as agremiações da cidade – e seguindo a recomendação do Gabinete de Crise e do Comitê Científico, foi decidido, em conjunto, o adiamento do Carnaval na cidade em 2021.

“O adiamento do Carnaval em Niterói foi uma decisão tomada através do diálogo, em conjunto com os representantes do setor. Todas as atividades com aglomerações de pessoas, como shows, não podem ocorrer até que tenhamos a vacina contra o novo coronavírus, que já tirou a vida de milhares pessoas no Brasil e no mundo”, frisou o prefeito.

Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 11.068 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 11.692 casos confirmados da doença e 137 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 401 óbitos.

Link para o vídeo: www.facebook.com/PrefeituraMunicipaldeNiteroi/videos/323501938720300/ (a partir de 19 minutos, começa o anúncio sobre o projeto piloto para o Ensino Médio)  

Matérias Relacionadas