Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Ação do Estado e da PM culmina com apreensão de 460 quilos de carne 'pirata'

Produto estava sendo transportado em caminhão, que trafegava por São Francisco de Itapaboapana, no interior fluminense

relogio min de leitura | Redação 17 de setembro de 2020 - 21:21
Imagem ilustrativa da imagem Ação do Estado e da PM culmina com apreensão de 460 quilos de carne 'pirata'

Técnicos da Defesa Agropecuária Estadual, juntamente com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) da PM, apreenderam 460 kg de carne bovina em um caminhão, na localidade de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana. O material era transportado de forma irregular e tinha como destino, o Rio de Janeiro.

De acordo com a Defesa Agropecuária, os alimentos estavam sem refrigeração e em péssimas condições de higiene. Segundo a polícia, no local, foi constatada a infração sanitária, caracterizada pelo abate clandestino e transporte irregular, já que a carne estava em uma lona preta no baú do veículo. 

“O recomendado é que o consumidor compre produtos de origem animal como queijos, carnes, linguiças, somente de estabelecimentos que sejam devidamente registrados e com o selo oficial do serviço de Inspeção,” orientou Paulo Henrique – Paulo Henrique de Moraes, Superintendente da Defesa Agropecuária.

A operação de fiscalização em barreiras agropecuárias vem acontecendo há pelo menos dois meses em todo os Estado, inclusive nas divisas entre o Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Visando o transporte irregular de forma fraudulenta e o abate clandestino além do crime de furto.

As principais infrações registradas até o momento segundo técnicos da Defesa Agropecuária, foram: cargas com destino a capital e a região de Campos, foram identificadas também cargas com bovinos sem a documentação (nota fiscal e GTA). Em todos os casos, foram registrados auto de infração, registro de ocorrência, termo de notificação e retorno à origem da carga viva ou de inutilização, para os produtos de origem animal impróprios para o consumo. Neste caso, uma empresa especializada recolhe os produtos impróprios e dá a destinação ambiental e sanitária adequadas.

As ações tiveram início nas rodovias estaduais RJ 238 e RJ 216, em Campos dos Goytacazes, norte do estado. Os agentes abordaram os veículos transportando gado vivo e produtos de origem animal, analisaram a idoneidade da documentação sanitária, que acompanhava a carga e se a quantidade de animais informados nos documentos conferia com a do veículo bem como a origem e destino desses animais. Já nas cargas de produtos de origem animal, foram verificados os registros dos produtos, condições sanitárias de transporte e a refrigeração de todos os itens. 

“O trabalho das barreiras agropecuárias é muito importante para a sanidade animal e vegetal do que transita no estado e também para a garantia da qualidade dos produtos consumidos pela população fluminense,” afirmou o secretário Marcelo Queiroz. A operação de fiscalização em barreiras agropecuárias continuará acontecendo em dias alternados sem data par terminar.

Matérias Relacionadas