Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Familiares e amigos de Danillo Félix organizam protesto em frente ao Tribunal de Justiça de Niterói

Familiares acusam a Polícia de racismo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de setembro de 2020 - 20:12
Policiais prenderam o jovem com base em uma foto de 2017
Policiais prenderam o jovem com base em uma foto de 2017 -

Familiares e amigos de Danillo Félix organizam protesto em frente ao Tribunal de Justiça de Niterói para o dia 28 de setembro, às 15h, contra a prisão de Danilo Félix, de 24 anos, que foi realizada no dia 6 de agosto. Danillo foi preso após ter sido acusado de roubo com porte de arma de fogo. O jovem foi preso sem provas concretas, com base apenas na descrição das características físicas do assaltante que cometeu o furto no dia 2 de julho. 

"Ele foi acusado de roubo a mão armada, sendo que as característica do assaltante eram as de um rapaz pardo de bigode fino, mas o Danillo é um rapaz negro com dreads. Se a vítima tivesse sido assaltada por ele, ela logo teria dado as características dele", afirmou a companheira de Danillo, Ana Beatriz Sobral Faria, de 21 anos.

Para prender Danillo, os policiais se basearam em uma foto das redes sociais dele de 2017, quando ele tinha bigode fino e cabelo curto. A família acusa a Polícia de racismo.

Na última quinta-feira (10), a companheira de Danillo conseguiu permissão para visitá-lo na cadeia, mas ao chegar no presídio Thiago Telles, em São Gonçalo, ela descobriu que Danillo havia sido transferido para o presídio Evaristo de Moraes, conhecido como Galpão da Quinta, em São Cristóvão, na zona Norte do Rio. O Galpão da Quinta é uma das muitas unidades prisionais com superlotação, tendo 252% mais internos que sua capacidade. 

Além do protesto, a Associação de Moradores da Comunidade da Chácara e do Arroz, local onde Danillo mora, junto com a Comissão de Direitos Humanos da Alerj criaram uma petição para ajudar no caso, que conta com mais de 19.500 assinaturas.

Matérias Relacionadas